Diário da Manhã

quarta, 25 de dezembro de 2024

Notícias

Prefeitura interdita Cemitério da Boa Vista

Prefeitura interdita Cemitério da Boa Vista
25 janeiro
08:17 2017
 ESPAÇO está sem licenciamento ambiental e alvará de localização


ESPAÇO está sem licenciamento ambiental e alvará de localização

O cemitério da Boa Vista, que também atua com o nome fictício de São Lucas, localizado à avenida Ildefonso Simões Lopes, 3.565, na Sanga Funda, teve suas atividades de sepultamento interditadas na manhã de ontem, pela fiscalização das secretarias de Qualidade Ambiental (SQA) e de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU).

A decisão de interdições foi tomada pelo Poder Executivo para cessar o alegado dano ambiental, feito pelo Ministério Público. O suposto dano seria provocado ao lençol freático e ao solo, pela própria natureza da atividade de cemitério. A Secretaria de Saúde (SMS) deverá realizar uma Chamada Pública para cemitérios interessados na parceria do sepultamento, até que sejam expedidos o licenciamento e o alvará. A doação do caixão e dos serviços de transporte funerário prosseguem.

O Boa Vista e o São Lucas não possuem licenciamento ambiental e alvará de localização. O primeiro é administrado pela prefeitura; o segundo, por um empreendedor privado. Os fiscais Paulo Azambuja e Tatiane de Almeida da Silva, da SQA, e Rogério Reis, da SGCMU, lavraram os termos de interdição e os portões fecham-se para enterros às 18h desta terça-feira. No entanto, familiares e amigos de entes queridos sepultados no local continuarão com livre acesso para depositar flores, fazer orações e homenagens junto aos túmulos – sejam gavetas sejam construções no chão.

cemitérioBV5          Ambos, a partir de agora, têm 20 dias para apresentar a defesa, além de buscar o licenciamento ambiental junto à SQA e o alvará de localização na SGCMU, para que as atividades de cemitério fiquem regularizadas.

ENTERROS ASSISTENCIAIS

O Município adota um sistema de auxiliar a população carente com enterros assistenciais, que são realizados no cemitério da Boa Vista. A Central de Óbitos, regulada pela SMS, informa quais famílias têm ganhos inferiores a dois salários-mínimos e estas recebem, sem custo, o caixão, a capela e um túmulo temporário por três anos.

FOTOS:  Marcel Ávila/Ascom

Comentários ()

Seções