Diário da Manhã

quinta, 28 de novembro de 2024

Notícias

Previna a sinusite no inverno cuidando bem do seu nariz

Previna a sinusite no inverno cuidando bem do seu nariz
08 setembro
17:24 2017

A baixa temperatura e umidade do ar, características da estação mais fria do ano, deixam o sistema respiratório vulnerável aos vírus oportunistas. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, estima-se que no Brasil 7,5 milhões de pessoas sofrem com doenças respiratórias crônicas. Dentre essas doenças, a sinusite é uma das mais incomodas por ocasionar uma reação inflamatória na mucosa dos seios paranasais, causando dor na região da face e de cabeça, coriza, obstrução nasal, espirros e por vezes febre. Para o médico Edgard da Veiga Lion Neto higienizar o nariz três vezes ao dia pode diminuir a chance desses problemas.

“A sinusite nada mais é do que a inflamação da mucosa das vias respiratórias superiores, que geralmente está associada a um processo infeccioso causado por vírus, bactéria, fungo ou alergia e inalação de poluentes. Esses agentes externos contribuem para o acumulo de secreções nas vias respiratórias, provocando a inflamação. Se todos os dias o indivíduo higienizar o nariz, assim como escova os dentes, eliminará as impurezas retidas na cavidade nasal e diminuirá consideravelmente as chances de sofrer com infecções respiratórias”.

Estão mais predispostos à infecção os indivíduos que têm alergias, asmáticos e quem passou por gripe ou resfriados recentemente. Pessoas com desvio de septo nasal ou indivíduos que possuam obstruções nas passagens das vias aéreas também podem acumular secreções nas paredes nasais, o que propiciam infecções e inflamações locais e desenvolver a doença durante toda a vida.

Uma vez com a doença, o paciente deve procurar orientação médica para tratá-las. “As infecções virais serão tratadas de acordo com os sintomas e se evoluírem bem, terão curso benigno. Já as sinusites bacterianas ou causadas por fungos merecem atenção médica mais detalhada, bem como as alérgicas que seguem um caminho terapêutico específico.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções