Campanha incentiva a doação de leite materno
“Conserve o Amor” reforça a importância da refrigeração adequada do leite doado, etapa fundamental até o momento do consumo do leite pelo bebê
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a amamentação é uma das formas mais eficazes de garantir a saúde e a sobrevivência dos recém-nascidos. Porém, muitas mães se deparam com a dificuldade de amamentar, enquanto outras tem a possibilidade de doar. No sábado, 19, foi lembrado o Dia Mundial da Doação de Leite Humano. A campanha Conserve o Amor [assista o vídeo] incentiva a doação de leite materno, ao mesmo tempo em que chama atenção para a importância da refrigeração adequada do leite doado, etapa fundamental até o momento do consumo do leite pelo bebê.
De acordo com o Ministério da Saúde, cada 300 ml de leite sustentam, em média, dez recém-nascidos. Hoje, o Brasil possui a maior rede de bancos de leite do mundo com 221 unidades em todos os estados, além de 186 postos de coleta, mas, mesmo com o total de doações, a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano consegue suprir apenas cerca de 60% da demanda para recém-nascidos internados em unidades de terapia intensiva.
Toda mulher que amamenta é considerada uma possível doadora de leite; basta estar saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira no processo. Quem estiver amamentado e quiser doar deve procurar o banco de leite mais próximo ou ligar para o Disque Saúde 136. O leite materno coletado tem o prazo de validade de até 12 horas quando refrigerado na parte superior e no fundo da geladeira (não colocar na porta) e de até 15 dias, contados desde a coleta, no freezer. Se o leite não for utilizado nesse prazo, deverá ser descartado.
“As mães de hoje se unem cada vez mais para ajudar umas às outras nas dificuldades e nos desafios da maternidade. Percebemos que o aleitamento materno é um dos temas recorrentes entre elas. Com a nossa nova campanha, pudemos abordar essa questão de maneira afetiva para também incentivar outras mulheres a ampliar ainda mais esse laço de apoio”, comenta Renata Assis, gerente geral de Marketing da Panasonic Brasil.
A campanha Conserve o Amor é uma criação da agência PROS para a Panasonic.
Como preparar recipientes para armazenar o leite materno?
O recipiente para armazenagem do leite materno deve ser de vidro e a tampa pode ser de plástico. Deve-se retirar todos os rótulos, incluindo o papel interno da tampa (se houver). Lavar bem com detergente neutro. O recipiente e a tampa devem ser fervidos por 10 minutos na água; e após retirá-lo, deixe-o de cabeça para baixo até secar e esfriar. Em seguida, feche com a tampa. Esse recipiente após esterilizado, poderá ser utilizado em até 10 dias, mas só poderá ser utilizado para armazenar leite uma única vez. Se for reutilizá-lo, uma nova esterilização deverá ser feita, porém não é indicado esterilizar esse mesmo frasco mais de 3 vezes.