Diário da Manhã

terça, 30 de abril de 2024

Notícias

Legislativo participa da Semana Farroupilha

17 setembro
20:32 2013

Legislativo Semana FarroupilhaA Câmara Municipal abre suas atividades em comemoração à Semana Farroupilha, nesta quarta-feira (18/09), com almoço interno entre os funcionários da Casa. À noite, o Parlamento se desloca até União Gaúcha para sessão solene de entrega da medalha João Simões Lopes Neto, que homenageia pessoas que contribuem para o tradicionalismo. A cerimônia inicia às 21h30 e os homenageados são o jornalista José Ricardo Castro e a professora Maria Arita Madruga Garcia.
Na quinta-feira, a Câmara realiza um dia de atividades para cultuar a tradição gaúcha. A programação começa às 7h30, quando cavalarianos do Legislativo buscam a Chama Crioula na União Gaúcha para trazerem até o Parlamento. Às 9h30, o presidente Ademar Ornel recebe a comitiva com cerimônia de posse da patronagem do Departamento de Tradições Gaúchas do Legislativo. Haverá apresentações artísticas e culturais com participação de invernadas e cantores nativistas. Também será oferecido café da manhã e ao meio-dia o tradicional carreteiro com feijoada. À tarde, funcionários, vereadores e tradicionalistas presentes fazem confraternização e extinguem a Chama. No dia 20 o Piquete da Câmara participa do seu 1º Desfile Gaúcho na Avenida Bento Gonçalves.

DTG Câmara – O Departamento de Tradições Gaúchas do Legislativo foi criado por projeto de resolução do vereador Ricardo Santos (PDT), aprovado pelos demais vereadores, para cultivar o tradicionalismo no âmbito do Parlamento municipal. Mas, desde 2009, um grupo de tradicionalistas ligados à Câmara vem se organizando para realizarem atividades relacionadas à Semana Farroupilha.

A 1ª patronagem oficial está assim composta: patrão (presidente) Luiz Carlos Madruga; capataz (vice-presidente) Luiz Otávio Souza; 1º Sota-capataz (secretário) Ricardo Santos; 2º Sota-capataz (secretário) Paulo Coitinho; 1º Agregado das pilchas (tesoureiro) Jorge Luiz Ramos Pedroso; 2º Agregado das Ilchas (tesoureira) Nara Beatriz Duarte Nunes; Agregado das Falas e Posteiro Cultural Paulo Luiz Rodrigues Souza.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções