Diário da Manhã

domingo, 24 de novembro de 2024

Notícias

Defensoria Pública presta mais de 80 mil atendimentos em dois meses

Defensoria Pública presta mais de 80 mil atendimentos em dois meses
19 maio
15:39 2020

Mesmo com dois meses de atendimentos presenciais suspensos, em função da pandemia do novo coronavírus, a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) segue auxiliando a população gaúcha no acesso à justiça e aos seus direitos básicos

Entre os dias 18 de março e 18 de maio, mais de 80 mil atendimentos foram realizados, seja por telefone, e-mail, whatsapp ou presencialmente (via agendamento telefônico prévio). Além daquelas pessoas que já utilizam os serviços da DPE/RS, outros 7.878 cidadãos procuraram pela primeira vez a assistência da instituição no período.

Entre os assuntos mais procurados nestes atendimentos, o fornecimento de medicamentos corresponde à maior parte, com mais de 15 mil atendimentos. Na sequência estão alimentos (pensão alimentícia), com 7.313; direito processual penal, com 4.190 atendimentos; e casamento, com 4.003.

Nestes dois meses, foram realizados quase 76 mil peticionamentos e mais de 57 mil intimações. Entre os assuntos com maior número de peticionamentos, o fornecimento de medicamentos também está no topo, com 10.182; pensão alimentícia, com 9.463; casamento, com 3.923 peticionamentos; guarda, com 3.324; e direito processual penal, com 3.321.

A Defensoria Pública segue atendendo a população por meio remoto, de segunda a sexta-feira das 9h às 12h e das 13h às 18h. Alguns casos urgentes, como aqueles com risco à vida, à saúde ou à liberdade ou que possam implicar o perecimento de direito, desde que agendados por telefone, estão sendo atendidos presencialmente. Os telefones das sedes da Defensoria Pública, para agendamento e solução de dúvidas, podem ser conferidos neste link.

Defensoria Balanço

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções