Diário da Manhã

segunda, 18 de novembro de 2024

Notícias

A importância do controle de umidade dentro de academias

A importância do controle de umidade dentro de academias
22 novembro
15:01 2019

Uso de aparelhos desumidificadores age duplamente em prol da saúde, primeiro prevenindo a ação dos microrganismos e depois deixando o ambiente um lugar próprio para a prática de exercícios físicos

A prática de exercícios tem se tornado cada vez mais comum entre pessoas de todas as idades, e academias não podem faltar para dar conta de um contingente cada vez maior de crianças, jovens e idosos. Mas, a prática de qualquer esporte dentro de uma academia pode ser prejudicada pelo excesso de umidade no ambiente.

Na vida moderna, uma das premissas da rotina é a academia, acompanhada de uma boa alimentação para manter saúde e o bem-estar em dia. Mas para que esse estabelecimento ofereça um serviço de qualidade, é preciso ficar atento. Afinal, ninguém deseja enfrentar uma fila para usar um equipamento, encontrá-lo sujo ou ainda correr o risco de passar mal caso o local não esteja devidamente climatizado.

Há hoje uma gama de redes de academias que em geral oferecem modalidades terrestres (pilates, musculação, dança, ioga e tantas outras) e aquáticas (natação, hidroginástica, recreação e outros), mas nem todas elas investem em equipamentos que controlam a qualidade do ar.

Durante a prática de exercícios físicos, quanto maior for o nível de umidade, maior será a dificuldade de transpirar e resfriar a temperatura corporal. O risco de comprometer o desempenho e a saúde se tornam ainda maiores.

No mais, um ambiente úmido favorece a proliferação de muitos microrganismos responsáveis por alergias e doenças na pele, além de prejudicarem a higienização de locais como a área da piscina (umidade em excesso dá aquela sensação de sauna no ambiente e podemos notar no vidro ou em paredes a condensação da água) e os banheiros (locais que mais produzem umidade devido aos banhos mais quentes).

Os ácaros costumam ser encontrados em carpetes, tapetes, sofás, cortinas e também ficam dispersos no ar na poeira. Ácaros costumam provocar reações alérgicas como crises de asma e rinite. Por sua vez os fungos provocam micoses, doenças já bem conhecidas em academias.

Por isso, a manutenção da umidade nos níveis corretos é fundamental, principalmente quando se quer expandir os horizontes da saúde. É por isso que as academias vêm recorrendo cada vez mais à tecnologia dos desumidificadores de ar.

Segundo a Arquiteta Patrícia Totaro, especialista em projetos de Academia: “As academias da nova era são lugares para a promoção de saúde através do equilíbrio entre o físico e a mente. Não dá para conceber um ambiente focado na saúde que não seja confortável em termos de umidade, temperatura e som. Sou grande entusiasta na colocação de desumidificadores tanto nos ambientes de exercício quanto nos vestiários, onde parte dos alunos passa 1/3 de seu tempo de academia”, aponta ela.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções