Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

A incomparável Janis Joplin

A incomparável Janis Joplin
19 janeiro
09:59 2024

Janis Joplin completaria 81 anos, mas morreu com 27 anos…

Marcelo Gonzales

@celogonzales @vidadevinil

Se estivesse entre nós, Janis Joplin completaria 81 anos, ela, que foi um ícone do seu tempo e que arrasta verdadeiros adeptos ao seu estilo de vida até hoje.

Nascida em Port Arthur, em 19 de janeiro de 1943, numa época em que essa pequena cidade do Texas era considerada conservadora e racista, Janis Joplin chegou pra agitar e colocar pra ferver. Foi considerada a Rainha do Rock In Roll, sendo a primeira grande voz feminina reconhecida no mundo do Rock.

Fugiu algumas vezes de casa, foi garçonete, secretária, auxiliar de biblioteca e com um timbre de voz rouco e diferenciado se enveredou no Blues e no Rock se consagrando em pouquíssimo tempo.

Para informações sobre a vida da Janis, recomendo o livro Enterrada Viva, uma biografia que acho sensacional, da autora Myra Friedman, que acompanhou, por ter trabalhado diretamente com ela por muito tempo, a intensidade que era ser Janis Joplin, que, com toda sua voz marcante e presença de palco e atitude, era tomada por uma baixa estima absurda e brigando com seus conflitos internos, se deixava acompanhar de uma angústia ao longo de sua vida… É um livro que mostra o lado frio e real da carreira de uma artista cheio de problemas internos.

O bullying por conta de sua aparência e timidez contrastava com a ferocidade no microfone que a fez se destacar sendo lembrada até hoje como um dos principais nomes na música mundial.

Teve sua passagem pelo Brasil em 1970, onde conheceu David Niehaus, um turista norte-americano. Foram fotografados pela imprensa curtindo o Carnaval no Rio de Janeiro e após dois intensos meses de namoro, tudo terminou com a ação intempestiva de Janis Joplin que, num show em San Francisco, com um ataque de ciúmes, quebra uma garrafa de vodka na cabeça de David. Ele viaja e ela entra em mais uma crise depressiva…

Clube dos 27

Sendo um dos rostos representados no famoso grafite do Clube dos 27 em Tel Aviv, Janis Joplin pertence a famosa lista: Clube dos 27, lista de músicos do mais alto gabarito que morreram aos 27 anos, onde estão incluídos Jimi Hendrix (18 de setembro de 1970), Brian Jones (03 de julho de 1969), Kurt Cobain (05 de abril de 1994), Amy Winehouse (23 de julho de 2011), Jim Morrison (03 de julho de 1971), Jean-Michel Basquiat (12 de agosto de 1988). Garantiu sua entrada na lista ao morrer de overdose de cocaína e álcool no dia 04 de outubro de 1970, com 27 anos e 258 dias…

Na minha opinião, seu melhor álbum é o Pearl, lançado em 11 de janeiro de 1971, álbum com a banda Full Tilt Boogie Band, foi o mais vendido e mais aclamado pelo público com as canções Move Over, Half Moon, Me and Bobby MacGee, Cry Baby, Buried Alive In The Blue, A Woman Left Lonely, My Baby, Trust Me e a maravilhosa Mercedes Benz.

Vida longa ao legado de Janis Joplin!

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções