Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

A natureza e as suas peculiaridades

A natureza e as suas peculiaridades
26 abril
15:18 2022

A natureza tem como significado o mundo natural, o mundo físico ou até mesmo o mundo material. Veja bem, ao se referir aos fenômenos do mundo físico e também às várias formas de vida

A natureza pode variar desde escalas subatômicas além de pode se referir  vegetação e a todos os animais que estão vivos, sobre a evolução da geologia, do clima do nosso planeta, de toda a matéria e da energia.

Nós até mesmo podemos acreditar que temos o conhecimento sobre o que nos cerca, mesmo assim, a natureza é cheia de peculiaridades e na maior parte das vezes encontramos novas descobertas científicas.

Pois bem, em um trabalho científico, por exemplo, a natureza costuma ser um tema tema recorrente, em especial no fichamento de citação nas normas da ABNT. Uma vez que o modelo de fichamento é o registro nas fichas com o objetivo da inclusão de tópicos e de análises críticas de certo assunto. O fichamento deve conter o resumo das ideias principais de um texto.

Ao fazer um fichamento nas normas da ABNT, existem duas classificações:

  • fichamento bibliográfico: é a ficha que deve conter um resumo ou uma resenha crítica das principais ideias  que foram abordadas em um trabalho ou em um conteúdo.

 

  • O fichamento crítico: é a ficha que deve conter,  além da descrição do conteúdo, também a interpretação, e uma crítica pessoal do autor e qual é a sua visão sobre a obra que foi estudada.

É importante lembrar que a proteção da flora é essencial já que pode trazer o equilíbrio para todas as atividades que foram trazidas com os avanços tecnológicos, a redução da poluição, o desequilíbrio ecológico, o problema da energia no mundo todo, a falta de comida  e, por fim,  a crise da economia.

O desmatamento no Brasil

O meio ambiente é o conjunto das unidades ecológicas que formam o sistema natural. Desse modo, o meio ambiente é formado por todos os tipos de plantas, de animais, microorganismos, das rochas e da atmosfera que é a toda a camada que envolve o nosso planeta.

No Brasil, a fauna e a flora apresentam grande biodiversidade de todo os cantos do mundo, uma vez que abriga uma enorme variedade de espécies. Acima de tudo, no Brasil existem também espécies exclusivas tanto de animais como de vegetação.

No entanto, ocorre o desmatamento ou também conhecido como desflorestamento, que é o ato do ser humano de retirar a cobertura vegetal parcial ou total de um lugar em específico. A também espécies de animais que correm risco de extinção devido ao tráfico de animais, as queimadas, bem como devido a caça predatória ilegal.

Para evitar o desmatamento, o exemplo de fichamento pronto no Word pode ajudar a evitar e reduzir o gasto de papel além de digitalizar os documentos, por exemplo. Ao começar o fichamento de um livro, é recomendado que ele seja digitalizado e também incentivar a reciclagem. Existem vários tipos de fichamento, como por exemplo o fichamento textual.

O  processo do desmatamento pode acarretar nos mais variados fatores negativos para o meio ambiente, entre eles a perda da biodiversidade, o empobrecimento do solo, a alta emissão de gás carbônico para a atmosfera além de alterações no clima.

No Brasil, o desflorestamento acontece, em especial, na prática de atividades agropecuárias. Mesmo assim, no momento em que ocorrem a construção das estradas, das usinas hidrelétricas, do processo de mineração e do intenso movimento de urbanização e modernização, ocorre a redução da vegetação.

A fauna e a flora brasileira:

No momento em que se fala da fauna e da flora brasileira, se faz referência a totalidade de animais e da vegetação que possuem o seu habitat natural em um dos biomas existentes.

Veja bem, no Brasil, a fauna e a flora estão divididas entre seis biomas que predominam no país. Ainda que certas espécies de plantas e de animais possam estar presentes em mais de um bioma, existem outras espécies que são específicas de um único ecossistema. Os seis principais biomas brasileiros são:

  • Cerrado
  • Amazônia
  • Caatinga
  • Mata Atlântica
  • Pantanal
  • Pampa

As dicas para fazer fichamento acadêmico podem ser seguidas e podem auxiliar na realização do fichamento de conteúdo, ou iniciar um fichamento de um artigo sobre a vegetação brasileira, é fundamental seguir a estrutura correta de acordo com as normas da ABNT.

Um outro problema que precisa de extremo cuidado é a questão dos animais em extinção. Os animais em extinção são todas as espécies de animais que estão sob ameaça de desaparecer do Planeta Terra.

Com o passar do tempo, foi percebido que milhões de espécies de animais foram extintas nos últimos anos. Há, também, um número crescente de espécies de animais que correm o risco de extinção. Por essa razão, existe a necessidade de conservação e da criação de políticas públicas para proteger as espécies que estão em risco em todas as partes do Brasil, desde a terra até as águas.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções