Diário da Manhã

sábado, 04 de maio de 2024

Notícias

A PERIFERIA NO SEU LUGAR: De ex-cuidador de carros para a Presidência da Câmara de Vereadores

07 dezembro
11:09 2022

O menino que cuidava carros no antigo Pois Pois da Guabiroba, com sol ou chuva, com calor ou frio, com fome ou não, provavelmente jamais imaginou ou ousou sonhar que um dia poderia chegar até a Presidência do Legislativo da quarta maior cidade do Rio Grande do Sul, mas esse dia chegou.

Césinha (PSB)

Com 190 anos de história, é uma missão árdua assumir a Presidência do Poder Legislativo de uma cidade como Pelotas, cidade com a história forjada no sangue do nosso povo negro.

E como um homem negro, vindo da periferia, fazer parte desse grupo de pessoas que foram escolhidas pelo povo pelotense para lhes representar na Casa do Povo é algo grandioso e reparador. Grandioso porque a sociedade brasileira nos coloca – pessoas pretas – como incapazes de ter um cargo político alto e de renome. Reparador pois traz o sentimento de pertencer ao lugar que é nosso, morador da periferia, por direito.

A Casa do Povo deve dar exemplo e trabalhar principalmente para quem precisa. Vejo nos meus atendimentos no bairro, onde estou todos os dias, o que sempre vi desde a minha infância e que se perpetua: a falta do mais básico, o de beber, comer, vestir e calçar, a falta de médico na UBS, a lâmpada queimada, a rua de barro, o preconceito racial e social, e principalmente, a dificuldade em simplesmente viver sem a dúvida se vai comer a próxima refeição.

E vivendo tudo isso, essa experiência me traz até aqui, na condição de presidente eleito da Câmara de Vereadores, um local onde poucos negros fizeram parte. Enquanto presidente, sou apenas o terceiro parlamentar negro que foi escolhido para este nobre cargo, e o primeiro a colocar na mesa pautas raciais importantes, como a lei que proibiu homenagens a personalidades escravocratas e eugenistas.

O menino da periferia, ex-cuidador de carro, hoje se vê numa posição que a sua mãe, dona Maria, nunca imaginou que poderia estar. Ela, que lutava para que seu filho não sofresse nas duras estatísticas, onde a cada 23 minutos um menino negro é morto, hoje pode se orgulhar que todo seu esforço foi válido para construir um homem que tem posição e firmeza para defender aqueles que menos têm em nossa sociedade.

Àqueles que acham que os pretos e pretas dessa cidade não podem ocupar esses espaços, que se agarram a partidos, sindicatos e agentes políticos para perpetuar os seus crimes, fica aqui o nosso aviso, podem esperar ainda mais luta com esse negro na Presidência. Vou ser radical contra essas mazelas, irei lutar como nunca para que os criminosos que perpetuam o racismo impregnado na nossa sociedade sejam repudiados e, acima de tudo, punidos pelos seus crimes contra o nosso povo.

Farei minha presidência pautada na ética, na firmeza, na seriedade, na melhor comunicação com o cidadão e no compromisso de honrar esta cadeira e esta cidade com assuntos que tragam soluções para as problemáticas que há tantos anos assolam a nossa Pelotas. Quero que a Câmara de Vereadores seja um lugar a ser tomado como exemplo de trabalho por quem mais precisa.

Muitos tentam derrubar o nosso povo e a nossa luta, mas quero dizer que a periferia tem chance e vamos vencer, essa luta não inicia nem termina no Vereador Césinha, hoje estamos no topo, aqui é o nosso lugar por direito e é na luta, na raça, na resiliência e no trabalho que a periferia vai continuar a vencer.

Por César Brisolara

Presidente da Câmara de Vereadores de Pelotas

[email protected]

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções