Diário da Manhã

segunda, 23 de dezembro de 2024

Notícias

Abertura da temporada do camarão terá definições na próxima semana

Abertura da temporada do camarão terá definições na próxima semana
05 janeiro
19:04 2024

Comitê Gestor se reunirá para tratar do assunto na quinta-feira (11)

Na quinta-feira (11), às 9h, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), haverá reunião do Comitê Gestor das feiras de pescado em Pelotas, integrado por representantes da Prefeitura, Emater, Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde (Visa/SMS), colônias de pescadores, associações dos pescadores feirantes da Z3 e Balsa e Sindicato dos Pescadores da Colônia Z3, para definições sobre a realização ou não de evento para marcar a abertura da temporada de captura de camarão, que se estende de 1º de fevereiro a 31 de maio.

O vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Rural, Idemar Barz, lembra que, tradicionalmente, é realizada solenidade na Colônia Z3 para marcar a abertura da temporada. “As definições, se haverá ou não algum evento e a programação, estarão a cargo do Comitê Gestor, que existe desde 2019, quando instituída a regulamentação da Feira do Peixe, pelo Decreto 6.172. O Comitê conta com integrantes envolvidos na questão da pesca e poderá traçar prognósticos acerca da captura de camarão neste ano atípico para a atividade”, justifica.

A coordenadora da Associação dos Feirantes Pescadores Artesanais de Pelotas, Adriana Ebersol Chagas, comenta que, no momento, não há sinais de camarão na Lagoa dos Patos. Os grandes volumes de chuva registrados no ano passado elevaram o nível da lagoa e esse fator não colabora para a entrada da água salgada que conduz as larvas do crustáceo.

Pelotas conta com mais de 800 pescadores artesanais licenciados para a atividade pesqueira, somando os da Colônia Z3, do Pontal da Barra e da Balsa. Atualmente, a pesca predominante tem sido de tainha e corvina.

Em pontos estratégicos da cidade, 25 bancas de peixe são fixas e comercializam durante o ano inteiro. Na Semana Santa, durante a Semana Municipal do Peixe que, neste ano, terá a sua 11ª edição, mais 25 pontos de venda são autorizados pelo Município, totalizando 50 no período.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções