Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

Acadêmicos de Medicina participam da apresentação do comitê local da IFMSA Brazil

08 abril
14:21 2014

Os alunos de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) participaram, na noite de sexta-feira (04), da apresentação do comitê local da International Federation of Medical Students Associations (IFMSA Brazil). Durante o encontro, a acadêmica do curso de Medicina da UCPel, Rafaela Gonçalves, também presidente do comitê, apresentou a proposta dos trabalhos desenvolvidos pelo grupo, que está retomando suas atividades.

Comitê local foi apresentado (Foto Rita Wicth)

Comitê local foi apresentado (Foto Rita Wicth)

A IFMSA é uma organização internacional que promove intercâmbios e projetos na área de saúde, desenvolvidos por 1,3 milhões de estudantes de Medicina ao redor do mundo, todos unidos em favor de uma única causa: ajudar o próximo. A organização possui 56 comitês locais espalhados pelas principais Universidades do Brasil, entre elas, a UCPel.

Participam do comitê local acadêmicos do primeiro ao quarto ano de Medicina da UCPel, totalizando 34 pessoas atualmente. O trabalho do comitê contempla quatro tipos de projetos que envolvem campanhas e eventos: Direitos Humanos e Paz, Saúde Pública, Educação Médica e Saúde Reprodutiva. O comitê também possui a proposta de reativar os programas de intercâmbio, que formam um elo entre universidades de Medicina nacionais e internacionais.

Como explica Rafaela, este trabalho é todo subsidiado pelo IFMSA, e por ser uma organização sem fins lucrativos, o grupo está trabalhando com doações de empresas para realização dos projetos, campanhas e eventos realizados pelo comitê.

Entre as campanhas já realizadas pelo grupo neste ano, destacam-se o evento pelo Dia Internacional da Mulher, em prol da conscientização sobre câncer de colo de útero e mama, que contou com o apoio do professor Maurício Moraes, da UCPel. Além disso, o comitê de Educação Médica proporcionou aos acadêmicos um evento intitulado CINEMED, com a passagem de um longa-metragem que instigou os participantes a iniciarem uma discussão filosófica sobre religião, vida em sociedade, sexo, amor, confiança e o significado da amizade. Esta atividade contou com o apoio do professor Gustavo Rosa, também da UCPel. Também foi realizada uma campanha nacional no dia 02 de abril, em prol do Dia do Autismo, nos moldes do programa Ser Azul, já amplamente difundido na IFMSA Brazil.

Projetos Futuros – O comitê local da IFMSA Brazil da UCPel já está programando outros projetos ainda para o primeiro semestre deste ano. Entre eles estão a Palhaçoterapia, inspirada no filmePatch Adams – O Amor é Contagioso, e o Teddy Bear, projeto que simula um ambiente hospitalar, com o intuito de fazer com que as crianças participantes não tenham a chamada “Síndrome do Jaleco”. Outros projetos a serem desenvolvidos visam a assistência à idosos e adolescentes, bem como projetos de auxílio assistencial nas mais diversas frentes. Interessados em obter informações sobre como realizar doações ou participar do comitê podem entrar em contato através do e-mail [email protected].

Palavras-chave

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções