Diário da Manhã

quarta, 15 de janeiro de 2025

Notícias

Ação do MP obriga retirada de fiação dos postes da cidade

Ação do MP obriga retirada de fiação dos postes da cidade
15 janeiro
10:39 2025

Pelo menos três secretarias darão suporte ao serviço a ser realizado na área central de Pelotas, por concessionária de energia elétrica, após determinação judicial

A Prefeitura vai apoiar nesta quarta-feira (15) o cumprimento de uma ação movida pelo Ministério Público que determina a remoção de fios e cabos excedentes na zona urbana de Pelotas pela concessionária de energia elétrica CEEE Equatorial. Ao menos três secretarias – Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Transportes e Trânsito e Serviços Urbanos e Infraestrutura – vão dar suporte ao serviço, que se encaixa no contexto de limpeza e zeladoria da cidade, a ser realizado no quadrilátero que compreende as ruas Marcílio Dias, Voluntários da Pátria, Almirante Barroso e avenida Bento Gonçalves. A decisão foi firmada em dezembro do ano passado após acordo entre MP, autor da ação, Equatorial e outras 19 empresas de telecomunicações.

A retirada da fiação excedente vai começar nesta manhã pela avenida Bento Gonçalves com Marcílio Dias, nas imediações do Colégio Municipal Pelotense. O serviço será acompanhado por agentes de trânsito e por um caminhão disponibilizado pela Ssui para acondicionar o cabeamento em desuso. “Não é propriamente uma atividade da Prefeitura, mas é uma ação de suporte importante, que visa melhorias nas condições de limpeza e zeladoria da cidade”, afirma o secretário de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Otávio Peres.

Fios e cabos em excesso junto aos postes na área central de Pelotas. Serviço de retirada começa nesta quarta (Foto: Volmer Perez)

De acordo com ele, a atual gestão é totalmente favorável à iniciativa. O secretário ressalta a necessidade da remoção desse material devido à sobrecarga na rede, com cabeamentos que chegam a estar abandonados há décadas, além de promover poluição visual e comprometer esteticamente a paisagem urbana.

O trabalho desta quarta-feira tem caráter experimental. A ideia é que ganhe regularidade ao longo do ano e avance para outras regiões da cidade.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções