Ação do MP obriga retirada de fiação dos postes da cidade
Pelo menos três secretarias darão suporte ao serviço a ser realizado na área central de Pelotas, por concessionária de energia elétrica, após determinação judicial
A Prefeitura vai apoiar nesta quarta-feira (15) o cumprimento de uma ação movida pelo Ministério Público que determina a remoção de fios e cabos excedentes na zona urbana de Pelotas pela concessionária de energia elétrica CEEE Equatorial. Ao menos três secretarias – Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Transportes e Trânsito e Serviços Urbanos e Infraestrutura – vão dar suporte ao serviço, que se encaixa no contexto de limpeza e zeladoria da cidade, a ser realizado no quadrilátero que compreende as ruas Marcílio Dias, Voluntários da Pátria, Almirante Barroso e avenida Bento Gonçalves. A decisão foi firmada em dezembro do ano passado após acordo entre MP, autor da ação, Equatorial e outras 19 empresas de telecomunicações.
A retirada da fiação excedente vai começar nesta manhã pela avenida Bento Gonçalves com Marcílio Dias, nas imediações do Colégio Municipal Pelotense. O serviço será acompanhado por agentes de trânsito e por um caminhão disponibilizado pela Ssui para acondicionar o cabeamento em desuso. “Não é propriamente uma atividade da Prefeitura, mas é uma ação de suporte importante, que visa melhorias nas condições de limpeza e zeladoria da cidade”, afirma o secretário de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Otávio Peres.
Fios e cabos em excesso junto aos postes na área central de Pelotas. Serviço de retirada começa nesta quarta (Foto: Volmer Perez)
De acordo com ele, a atual gestão é totalmente favorável à iniciativa. O secretário ressalta a necessidade da remoção desse material devido à sobrecarga na rede, com cabeamentos que chegam a estar abandonados há décadas, além de promover poluição visual e comprometer esteticamente a paisagem urbana.
O trabalho desta quarta-feira tem caráter experimental. A ideia é que ganhe regularidade ao longo do ano e avance para outras regiões da cidade.