Diário da Manhã

domingo, 19 de maio de 2024

Notícias

Ação extensionista em Jornalismo Comunitário da UCPel será apresentada no Rio de Janeiro

05 novembro
15:35 2014
O professor de Jornalismo e coordenador dos jornais comunitários Folha da Princesa e O Pescador, Jairo Sanguiné, apresentará o trabalho realizado pelos acadêmicos integrados aos projetos no evento que tem como temática Mídia e Cidade: Diálogos multidisciplinares e comunicacionais

O professor de Jornalismo e coordenador dos jornais comunitários Folha da Princesa e O Pescador, Jairo Sanguiné, apresentará o trabalho realizado pelos acadêmicos integrados aos projetos no evento que tem como temática Mídia e Cidade: Diálogos multidisciplinares e comunicacionais

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) terá duas de suas ações extensionistas representadas no 5° Seminário de Pesquisas em Mídia e Cotidiano, que ocorre entre 10 e 12 de novembro, na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, Rio de Janeiro. O professor de Jornalismo e coordenador dos jornais comunitários Folha da Princesa e O Pescador, Jairo Sanguiné, apresentará o trabalho realizado pelos acadêmicos integrados aos projetos no evento que tem como temática Mídia e Cidade: Diálogos multidisciplinares e comunicacionais.

A apresentação dos projetos será no Grupo de Trabalho Comunicação: Produção e linguagens; Políticas e alternativas de Comunicação. O evento, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF, terá a presença do doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa (Portugal) João Pissarra Esteves, do sociólogo da Universidade de Sorbonne (França) Michel Maffesoli, dentre outros convidados.

“É um orgulho poder representar a UCPel num evento deste porte e, ainda mais, para apresentar o projeto de extensão que desenvolvemos há 14 anos na Vila Princesa”, disse Sanguiné. “O projeto de Jornalismo Comunitário da UCPel sempre atrai atenção nos congressos em que é apresentado, principalmente pelo seu caráter inovador e pela longevidade, pois resiste há 14 anos de maneira ininterrupta”.

A ação extensionista é compreendida como a prática acadêmica que interliga a Universidade, nas suas atividades de ensino e pesquisa, com as demandas da comunidade, possibilitando a formação de profissionais aptos a exercerem a sua cidadania. Tais atividades concretizam o compromisso da comunidade acadêmica em contribuir para o desenvolvimento da região, realizando efetivo exercício teórico-prático. Nos Jornais Comunitários, acadêmicos do curso de Jornalismo realizam todas as etapas da elaboração de um jornal, desde reunião de pautas até entrevistas e redação. De acordo com o coordenador, no projeto os alunos conseguem ter uma visão de como é a profissão na prática, além de receberem uma vivencia social.

Projeto Jornais Comunitários
Os Jornais Comunitários consistem na edição de dois jornais comunitários – um na Vila Princesa e outro, na Colônia de Pescadores Z3 –, envolvendo alunos de todos os períodos de curso de Jornalismo, que desenvolvem as diferentes técnicas da produção jornalística (entrevistas, redação, fotografia, diagramação, entre outras) em todas as suas fases. O projeto propicia às comunidades envolvidas a participação em um veículo de comunicação comunitário que retrata a realidade de seu cotidiano a partir da visão da própria comunidade, a qual se envolve na definição das pautas a serem trabalhadas em cada edição e, também, ajuda a definir a abordagem a ser dada em cada assunto. O projeto mantém parceria com os agentes organizadores das comunidades, como associações de bairro, igreja e escolas que contribuem com informações para serem trabalhadas nas edições.

Vestibular
O curso de Jornalismo está entre as 23 graduações oferecidas pela UCPel em seu Vestibular de Verão 2015, que ocorre dia 30 de novembro. As inscrições podem ser feitas pelo investimento de R$ 80,00 até 21 de novembro. Informações e inscrições pelo site ucpel.edu.br/vestibular.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções