Diário da Manhã

sábado, 18 de maio de 2024

Notícias

Acolhimento: supervisores e conselheiros discutem o PIA

04 junho
14:41 2014

Nesta terça-feira (03/06/14) à tarde, no auditório da Secretaria de Justiça Social e Segurança (SJSS), a superintendente de Assistência Social, Daiane Dias, e a gerente da Alta Complexidade, Josete Ferreira, receberam supervisores das Casas de Acolhimento Institucional do Município, com os respectivos técnicos de cada serviço, e conselheiros tutelares para discutir o Plano Individual de Atendimento (PIA).

''Queremos afinar a rede de assistência para proporcionar à criança e ao adolescente o retorno ao vínculo familiar.” Disse a superintendente Daiane Dias Foto: Rafa Marin

”Queremos afinar a rede de assistência para proporcionar à criança e ao adolescente o retorno ao vínculo familiar.” Disse a superintendente Daiane Dias
Foto: Rafa Marin

O Plano visa uma melhor articulação na prestação dos serviços pelos órgãos envolvidos. A psicóloga da SJSS, Suelen Cruz, que atua junto à Gerência da Alta Complexidade, apresentou o instrumento que é, em síntese, um diagnóstico formal e preciso da condição social e familiar de crianças ou adolescentes que se encontram em medida protetiva (acolhimento institucional).

É desejo da SJSS  fazer o PIA em conjunto com o conselho e as equipes dos abrigos, como explica a gerente Josete Ferreira. “O plano é atualizado a cada seis meses e é necessário que os conselheiros estejam presentes. Se é o Conselho Tutelar, que acolhe é importante que ele participe”, destacou.

Conforme a superintendente Daiane Dias, foram convidados 20 conselheiros. “O conselheiro vai trabalhar com a família que teve alguma intervenção estatal, de modo que ela supere as necessidades e as vulnerabilidades. Queremos afinar a rede de assistência para proporcionar à criança e ao adolescente o retorno ao vínculo familiar.”

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções