Diário da Manhã

domingo, 24 de novembro de 2024

Notícias

Aeroporto de Pelotas troca de nome para homenagear escritor

Aeroporto de Pelotas troca de nome para homenagear escritor
15 agosto
18:37 2015

João Simões Lopes Neto dá nome ao terminal aéreo. Ato oficial foi celebrado na última sexta-feira

 No dia em que se iniciaram as comemorações do Dia do Patrimônio, a cidade de Pelotas prestou homenagem a um de seus mais ilustres pelotenses. A partir desta sexta-feira (14/8/2015), João Simões Lopes Neto será o nome do aeroporto internacional do município, visando homenagear o autor que tanto contribuiu com a cultura gaúcha.

Durante o ato de inauguração do novo nome, o prefeito Eduardo Leite ressaltou o legado deixado por JSLN. “É um grande privilégio oficializar neste ato o novo nome do nosso aeroporto. Além das obras literárias, João Simões Lopes Neto também deixou uma trajetória política, de insistência e muita perseverança, nos inspirando para melhorar cada dia mais”, afirmou.

O novo nome do aeroporto foi idealizado pelo jornalista Clayton Rocha no âmbito da comissão dos 200 anos de Pelotas, com projeto de lei número 3.642/12 de autoria do deputado federal Fernando Marroni (PT), que ressaltou a história de JSLN e suas conquistas. “Estou muito feliz de poder participar deste dia tão importante para a nossa cidade, dia que homenageamos nosso historiador, nosso poeta”, disse Marroni..

A Banda da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada (BIMtz), sob regência do Tenente Madeira, foi responsável pela execução do Hino Nacional durante o ato e o cantor nativista Alci Vieira Júnior apresentou o Hino Rio-grandense e o Hino de Pelotas.

Quadro com a imagem de João Simões Lopes Neto, no saguão do Aeroporto. Fotos: Ascom

Quadro com a imagem de João Simões Lopes Neto, no saguão do Aeroporto. Fotos: Ascom

As autoridades fizeram o descerramento do quadro de inauguração presenteado pela prefeitura. Após o ato, se dirigiram ao saguão do aeroporto onde prestigiaram a exposição da réplica da Coleção Brasiliana, organizada por JSLN no ano de 1906.

Participaram do evento a vice-prefeita Paula Mascarenhas; o presidente do Instituto JSLN, Antônio Carlos Mazza Leite; o superintendente do aeroporto de Pelotas, Francisco Camejo; o representante da Câmara Municipal, o vereador Roger Ney (PP); o comandante da 8ª BIMtz, General de Brigada André Luiz Silveira; os secretários de Cultura (Secult), Giorgio Ronna e de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sdet), Fernando Estima; a presidente da Academia Pelotense de Letras, Zênia De Leon; o procurador Geral do Município, Francisco Diniz; integrantes do governo municipal, entre outras autoridades.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções