Aeroporto Internacional de Pelotas orienta moradores sobre cuidados com fauna e flora nas proximidades do sítio aeroportuário
Descarte irregular de lixos e resíduos em torno do aeroporto pode colocar em risco a operação do aeródromo
Para garantir a segurança das operações no Aeroporto Internacional de Pelotas, a CCR Aeroportos, concessionária que administra o local, segue protocolos rigorosos que envolvem toda a comunidade aeroportuária. A eficácia dessas ações também depende da colaboração dos moradores que vivem nas proximidades do aeroporto. Por isso, a concessionária pede o apoio da população para reforçar os cuidados na região.
Incidentes aéreos podem acontecer, por exemplo, devido à colisão entre aeronaves e aves. Diante desse risco, Igor Degra, Analista de Meio Ambiente da CCR Aeroportos, alerta que é proibido o descarte de lixo e entulho no entorno do aeroporto.
“A CCR Aeroportos atua de forma responsável com o meio ambiente, por isso reforçamos junto à população que resíduos descartados irregularmente podem atrair aves e outros animais para a área perto do aeroporto que podem causar interferências, sobretudo, nos momentos de pousos e decolagens, colocando em risco a vida de dezenas de pessoas. Um descuido que também facilita a proliferação de doenças”, explica.
Igor alerta ainda para que os moradores não descartem carcaças de animais nas proximidades do aeroporto, pois isso pode atrair aves carnívoras e colocar em risco tanto os animais quanto a operação do aeroporto.
Desde que assumiu a administração do Aeroporto Internacional de Pelotas e de outros 15 aeroportos em março de 2022, a CCR Aeroportos trabalha para aumentar cada vez mais a segurança das operações, tanto durante os pousos e decolagens, quanto em solo. Uma das ações preventivas realizadas pela concessionária é a vistoria externa da Área de Segurança Aeroportuária (ASA), que compreende um raio circular de 20 km a partir da localização do aeroporto. Esse perímetro é monitorado, com regularidade, para evitar a presença de edificações, atrativos ou animais que afetem ou limitem a operação do aeroporto.