Diário da Manhã

terça, 07 de janeiro de 2025

Notícias

Águas-vivas infestam praias gaúchas

Águas-vivas infestam praias gaúchas
06 janeiro
09:50 2025

Casos de queimaduras ultrapassam 14 mil ocorrências

Desde a abertura da temporada de verão, o aumento no número de águas-vivas tem chamado a atenção dos frequentadores do litoral do RS. As causas da proliferação do animal são várias mas se devem, principalmente, ao aumento da temperatura do oceano, que também subiu nos últimos tempos.

Em alguns pontos das praias, os bombeiros fincaram bandeiras: “O mar está infestado”. Desde o início do verão, 14 mil banhistas já foram queimados por águas-vivas no litoral do Rio Grande do Sul. Em média, são mil pessoas por dia. No ano passado, a média diária foi de 750 casos.

Segundo a professora de biologia marinha da UFRGS Carla Menegola, “quanto mais quente é a temperatura da água dos oceanos, maior é a chance desses animais estarem liberando águas-vivas mais vezes no seu ciclo. Isso aumenta a população e, como coincide com a chegada dos banhistas, principalmente, a gente tem esse boom reprodutivo”, explicou a doutora em Ciências Biológicas e que atua no Centro de Estudos Costeiros no Litoral Norte do RS.

Quando a queimadura for mais séria, é recomendado procurar um posto de saúde. Caso não consiga, a orientação é usar vinagre. As guaritas dos salva-vidas no geral, estão equipadas com um frasco do produto.

Foto: HJF/DM

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções