Diário da Manhã

sexta, 03 de maio de 2024

Notícias

AINDA É POSSÍVEL : Missão do Xavante cria contornos épicos para escapar

12 julho
10:37 2022

Rubro-Negro perdeu no Piauí e completou marca de 37 partidas sem vencer fora de casa

Por: Henrique König

Por meios questionáveis, mas na época eficientes, o GE Brasil de Rogério Zimmermann e Ricardo Fonseca foi da Divisão de Acesso do RS até a Série B do Brasileiro, onde esteve por seis anos. A queda para Série C era quase certa que um dia ocorreria, mas o despencar atual assusta os torcedores. Após a derrota para o Altos do Piauí, no domingo, por 3×2, o Xavante voltou para última posição da Série C. Faltando cinco rodadas, uma sucessão de milagres é necessária para livrar o time do rebaixamento para quarta divisão. O próximo jogo é domingo (17), às 11h, contra o Atlético-CE, outro time do Z4. Quem perder o confronto praticamente confirma a queda.

Atrofiado fora de casa – o Xavante não vence longe de seus domínios desde o Gauchão 2021. Passou toda a Série B, todo Gauchão 2022 e toda esta Série C sem triunfar longe do Bento Freitas. Diante do Altos do Piauí, a invenção na escalação não surtiu efeito. Thiago Gomes tentou proteger a defesa com três zagueiros e dois volantes, mas o time sofreu o gol logo aos 2 minutos, com Dieguinho. Ainda no primeiro tempo, quando a equipe se acertava e competia, levou um contra-ataque resultante em escanteio. Cobrança feita pela direita e Manoel cabeceou para o 2×0.

Na etapa final, entrada de Jonatha Carlos, que iniciou na reserva, pois alegaram que o gramado em Teresina era ruim para produzir por dentro. Produzindo pouco por dentro ou por fora, o Brasil ainda viu Elielton arrematar de longe e fazer 3×0. Só a partir disso alguma reação. Outro meia ingressante de segundo tempo, Carvalheira fez o dele. Thiago Santos, inegavelmente batalhador, ainda cobrou falta para deixar o placar mais ameno, mas ainda inútil na tabela: 3×2 e Brasil com só 11 pontos na Série C.

Sequência de dois jogos em casa dirá se Brasil sobrevive ou não na Série C
Volmer Perez / GE Brasil

SEMANA RUIM – Xavante conviveu com as chuvas em Pelotas, com adiamento de voo para cruzar o país e cancelamento de treinos. Volta para cidade tendo de segurar as lágrimas e lamber as reabertas feridas. Atacante Paulo Victor deixou o clube. Por empréstimo, o Athletico Paranaense resolveu amostrá-lo no Operário, na Série B.

E AGORA? Faltam cinco jogos, três deles em casa. O Brasil enfrenta, pela ordem, Atlético-CE e Aparecidense (casa), Floresta (fora), Confiança (casa) e Vitória (fora). Precisa ganhar um mínimo de três partidas acompanhadas de empate(s). Machucado pelas campanhas recentes, o torcedor ainda precisa achar jeito de acreditar.

Comentários ()

Seções