Alerta de forte onda de calor: dicas para otimizar o aproveitamento do ar-condicionado
Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação orienta para alguns cuidados básicos essenciais nas situações de temperaturas altas
A chegada da forte onda de calor ao Rio Grande do Sul traz preocupação em relação ao bem-estar e à saúde da população. O equipamento de ar-condicionado é o grande aliado de uma boa parte da população, mas não havendo o adequado funcionamento ele pode não ser tão eficiente ou mesmo entrar em pane.
Popularmente diz-se, em muitos casos, que o calor é tanto que não está “dando conta”. Quando acontece isso, é porque houve um erro na condução do projeto, não considerando a potência ou tipo de equipamento certo para aquele dimensionamento.
“Uma dica é que as pessoas fiquem atentas ao filtro. Isso impacta na qualidade do ar que respiramos, mas também no próprio rendimento do equipamento”, alerta o vice-presidente da ASBRAV, Mário Henrique Canale.
A temperatura que vai ser colocada no controle remoto de um split também é um fator a ser observado.
“Não adianta, na sensação de calor a pessoa colocar ali 16, 17 ou 18 graus. O importante é deixar em uma temperatura confortável. O equipamento vai chegar nessa temperatura e desligar o compressor. Isso vai fazer com que amenize o gasto de energia”, acrescentou Canale.
A abertura de janelas e portas para fazer o ar circular também é um cuidado fundamental. A medida faz com que o ar interior fique refrigerado e ao mesmo tempo livre de doenças.
A previsão também aponta uma umidade relativa do ar muito baixa. Então, é importante também encontrar formas de umidificar o ar e da própria pessoa se hidratar.
“O equipamento do ar condicionado ajuda a secar um pouco o ar. Então, esse lembrete também é válido”, finalizou.
Redação: Marcelo Matusiak