Alerta reforçado para acidentes com animais peçonhentos
População deve ter cuidado com a presença de cobras, aranhas e escorpiões em áreas alagadiças e atenção durante o manejo de destroços e entulhos residuais da enchente
Em razão das enchentes que atingiram o município, o descarte de materiais e o acúmulo de entulhos residuais podem ser ambientes propícios para a presença de animais peçonhentos. De acordo com a Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), animais como escorpiões, aranhas e cobras procuram se abrigar em locais como esses, além do interior de residências próximas às localidades atingidas pela elevação das águas. A mudança de comportamento de parte dessas espécies requer novas orientações de prevenção e cuidado.
Conforme o informativo disponibilizado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), entre os riscos de acidentes, a maior probabilidade é com a cobra jararaca da espécie Bothrops SP. Em vias urbanas, a presença desses animais se dá pela busca de ambientes secos, o que também pode ocasionar que sejam encontrados em locomoção em áreas alagadas.
Com alternância dos sintomas, a depender da espécie envolvida, as picadas dos animais podem resultar em envenenamento. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orienta que, em caso de picada de um peçonhento, sobretudo cobra, é necessário procurar o Pronto Socorro de Pelotas, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.
Ao perceber a presença desses animais, a população deve entrar em contato com a Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram), por meio do telefone (53) 98428-7444.
Confira as orientações de prevenção contra os animais peçonhentos
– Atenção em áreas alagadas, pois serpentes podem estar se deslocando em busca de terra seca.
– Procure vistoriar os possíveis locais dos abrigos ao anoitecer, quando os animais ficam mais ativos.
– Ao voltar para casa, inspecione todos os lugares e verifique se há presença dos animais.
– Sacuda roupas, sapatos, toalhas e lençóis antes de usá-los.
– Não coloque as mãos em buracos ou frestas.
– Durante a limpeza, procure usar luvas, botas e roupas compridas.
– Utilize ferramentas, como enxadas, cabos de vassoura e pedaços de madeira compridos para mexer em móveis ou objetos.
– Não ande descalço para evitar contato direto com o solo.
– Durante a limpeza, tome cuidado ao tocar ou pegar qualquer objeto.
– Em caso de acidente, lavar o local com água e sabão e não fazer garrote.