Diário da Manhã

sexta, 21 de junho de 2024

Notícias

Alice Ruiz participará da 41ª Feira do Livro de Pelotas

23 outubro
16:59 2013

A Câmara Pelotense do Livro e a prefeitura Municipal de Pelotas divulgam mais um escritor convidado para participar da programação da 41ª Feira do Livro de Pelotas, que acontece de 31 de outubro a 17 de novembro no Mercado Central.

A Secretaria de Cultura (Secult) trará pela primeira vez na Feira do Livro de Pelotas a poeta e haikaista Alice Ruiz. A escritora estará na cidade de 31 de outubro a 4 de novembro de 2013, com sessão de autógrafos, recital de poemas e oficina.

Entre as atrações já confirmadas, no dia 31, sessão de autógrafos, e nos dias 1°, 2 e 3 a oficina de escrita poética na Casarão 6, a partir das 14h. As inscrições deverão ser feitas através do e-mail: [email protected], contendo breve currículo e carta de intenções (por que deseja participar). O número total de vagas ofertadas é 30.

Mais informações sobre a Feira do Livro de Pelotas no blog http://feiradolivrodepelotas2013.blogspot.com.br. A realização da 41ª Feira do Livro de Pelotas é da Câmara Pelotense do Livro com apoio da prefeitura Municipal de Pelotas, através da Secult.

Sobre Alice Ruiz

Alice Ruiz

Poeta e haikaista, Alice Ruiz nasceu em Curitiba, Paraná, em 22 de janeiro de 1946. Começou a escrever contos com nove anos de idade, e versos aos 16. Aos 26 anos publicou pela primeira vez seus poemas em revistas e jornais culturais. Lançou seu primeiro livro aos 34 anos. Alice publicou, até agora, 21 livros, entre poesia, traduções e uma história infantil.

Compõe letras desde os 26 anos – tem diversas canções gravadas por parceiros e intérpretes. Lançou, em 2005, seu primeiro CD, o Paralelas, em parceria com Alzira Espíndola, pela Duncan Discos, com as participações especialíssimas de Zélia Duncan e Arnaldo Antunes. Para conhecer essas gravações e os parceiros da poeta, dê uma olhadinha na Discografia!

Antes da publicação de seu primeiro livro, Navalhanaliga, em dezembro de 1980, já havia escrito textos feministas, no início dos anos 1970 e editado algumas revistas, além de textos publicitários e roteiros de histórias em quadrinhos. Alguns de seus primeiros poemas foram publicados somente em 1984, quando lançou Pelos Pêlos pela Brasiliense. Já ganhou vários prêmios, incluindo o Jabuti de Poesia, de 1989, pelo livro Vice Versos e o Jabuti de Poesia, de 2009, pelo livroDois em Um.

Já participou do projeto Arte Postal, pela Arte Pau Brasil; da Exposição Transcriar – Poemas em Vídeo Texto, no III Encontro de Semiótica, em 1985, SP; do Poesia em Out-Door, Arte na Rua II, SP, em 1984; Poesia em Out-Door, 100 anos da Av. Paulista, em 1991; da XVII Bienal, arte em Vídeo Texto e também integrou o júri de 8 encontros nacionais de haikai, em São Paulo.

Tem poemas traduzidos e publicados em antologias nos Estados Unidos, Bélgica, México, Argentina, Espanha e Irlanda, tendo sido também convidada como palestrante na Bienal de Lenguas da América no México e na Europalia Brasil em Bruxelas.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções