Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

Aluna da UCPel é selecionada para Mostra de Moda e Design Sustentáveis do Rio de Janeiro

04 setembro
14:43 2014
A aluna Jéssica Madruga da Silva

A aluna Jéssica Madruga da Silva

A aluna do terceiro semestre do curso de Tecnologia em Design de Moda da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Jéssica Madruga da Silva, que vem participando de constantes concursos da área, terá mais um desafio pela frente. Ela foi selecionada para participar da 4ª Mostra de Moda e Design Sustentáveis, que será realizada no evento Paraty EcoFashion – Eco Modus/Festival 2014, que ocorre no Rio de Janeiro no mês de outubro.

Jéssica passou por uma seleção criteriosa, na qual teve que enviar material contendo fotos e texto de sua proposta de apresentação para a avaliação dos curadores que fazem parte do evento. A acadêmica irá levar sua marca do projeto de extensão Jose Fina, do curso de Tecnologia em Design de Moda da UCPel. O projeto, criado por ela, propõe treinar o olhar para explorar novas possibilidades da Moda e do Design, através de oficinas que trabalham a reutilização de roupas de brechó, que podem ser transformadas em novas peças.

As oficinas também tratam de temas como história da Moda, tipos de tecidos, customização e o uso de materiais alternativos, juntamente com algumas técnicas de costura. O projeto teve início no mês de julho e deverá ter uma continuidade nos próximos meses.

Jéssica conta que quando começou a ter seu olhar voltado para a Moda Sustentável um dos livros que mais chamou sua atenção foi o da artista plástica e professora de estamparia Lilyan Berlim – atual professora do curso de pós-graduação em Design, Moda e Consumo da UCPel – que para ela é a grande referência da área no Brasil.

Sobre a Mostra, a acadêmica tem uma grande expectativa quanto à participação. “Acho que a Mostra será uma ótima oportunidade de ter um contato mais próximo com pessoas conceituadas da área de Moda Sustentável, e também um momento para aperfeiçoar o meu trabalho”, destaca.

"Acho que a Mostra será uma ótima oportunidade de ter um contato mais próximo com pessoas conceituadas da área de Moda Sustentável, e também um momento para aperfeiçoar o meu trabalho”, destaca Jéssica

“Acho que a Mostra será uma ótima oportunidade de ter um contato mais próximo com pessoas conceituadas da área de Moda Sustentável, e também um momento para aperfeiçoar o meu trabalho”, destaca Jéssica

A Mostra

Paraty EcoFashion – Eco Modus é um festival de estímulo à Moda e ao Design Social e ambientalmente sustentáveis. Este ano, o evento será no período de 16 a 19 de outubro na cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, e contará com exposições, palestras, oficinas e workshops sobre a sustentabilidade na moda, no artesanato e no design.

Dentro do evento haverá a 4ª Mostra de Moda e Design Sustentáveis, que pretende destacar a criatividade e os talentos que valorizem os saberes e fazeres das culturas tradicionais e que utilizem técnicas e matéria-prima ecologicamente sustentáveis no projeto e confecção de peças de vestuário, calçados, acessórios de vestuário, utensílios ou peças decorativas. Podem participar profissionais e estudantes matriculados em cursos superiores nas áreas de Moda e Design de diversos pontos do país.

A curadoria dos trabalhos participantes da Mostra de Moda e Design Sustentáveis é realizada pelo Instituto Rio Moda.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções