Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

Alunos de cursos técnicos lutam por igualdade na meia passagem no transporte

13 maio
17:53 2014

A sessão de terça-feira que prometia ser calma no plenário da Câmara, foi palco de um debate que mobilizou parlamentares de todos os partidos e lotou as cadeiras reservadas ao público. Eram alunos dos cursos do Pronatec, Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, criado pelo governo federal para ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Jovens e adultos querem a igualdade de direitos aos demais estudantes que pagam meia passagem no transporte coletivo no acesso entre suas casas e os estabelecimentos de ensino. “Os que não estão aqui, não tinham dinheiro para pagar as passagens, e nós que estamos, vamos ficar com falta nas aulas”, disse Ednilson Brum aluno do curso técnico em Meio-Ambiente, que representou cerca de 600 colegas.

Do total de matriculados no início das aulas, a metade não prosseguiu por não poder pagar as passagens. “Quem mora em outros bairros e tem que se deslocar até as Três Vendas (os cursos são naquele bairro) paga quatro ônibus, o que dá R$ 220,00 por mês, mais caro do que um curso de graduação, de R$ 169,00”, afirmou Edson Brum.

''Precisamos de técnicos e para isso precisamos lhes dar a chance de estudar" disse Ricardo Santos

”Precisamos de técnicos e para isso precisamos lhes dar a chance de estudar” disse Ricardo Santos

O vereador Ricardo Santos (PDT) encaminhou as discussões sobre o assunto e apresentou projeto de emenda à Lei Orgânica para incluir os estudantes do nível técnico no direito à meia passagem no transporte coletivo. Apoiado pela maioria dos vereadores, o pedetista propôs uma comissão composta por vereadores e representantes dos alunos para estudar o tema e realizar audiência pública com a presença do Executivo.

“A nossa região está crescendo, mas o Polo Naval tem trabalhadores do Rio de Janeiro e da Bahia, tirando a oportunidade dos nossos jovens. Precisamos de técnicos e para isso precisamos lhes dar a chance de estudar”, reiterou Santos.

O vereador Marcus Cunha (PDT) lembrou que no dia 2 de junho começam a ser realizadas as audiências sobre a licitação do transporte público em Pelotas e sugeriu que a questão seja incluída. “Antes que a Prefeitura faça a licitação são obrigatórias três audiências públicas. Podemos discutir o transporte gratuito para os estudantes, as bicicletas, a questão das paradas de ônibus, todos os assuntos que julgarmos importantes”, afirmou.

A partir desta quarta-feira, 14/05, a comissão passa a se reunir, às 13h, na Câmara. Os vereadores que a integram são: Ricardo Santos, Marcos Ferreira, Edmar Campos, Rafael Amaral, Vicente Amaral, Waldomiro Lima, Salvador Ribeiro, José Sizenando, Ivan Duarte, Idemar Barz e Vitor Paladini.

Comentários ()

Seções