Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

Alunos do Instituto Assis Brasil contam com novo profissional em Libras

20 março
14:56 2014

Um novo intérprete de libras começou esta semana a atender alunos do Instituto Estadual de Educação Assis Brasil (IEAB), por meio de contrato emergencial. A medida foi executada por intermediação da 5ª Coordenadoria Regional de Educação junto à Associação de Surdos de Pelotas, tendo em vista que o educandário estava com dificuldades de encontrar novo profissional para o turno da tarde.

Será realizado um concurso para interpretes para sanar as necessidades das escolas

Será realizado um concurso para interpretes para sanar as necessidades das escolas

A coordenadora regional adjunta e responsável pelos Recursos Humanos da 5ª CRE, Mariléia Mülling Leitzke, esclarece que as constantes dificuldades para a efetivação do contrato para profissionais de libras devem ser sanadas com a criação do cargo de Agente Educacional II -Tradutor e Intérprete de Libras, publicada no Diário Oficial de 15 de janeiro – lei 14.448, através de um concurso que deve ocorrer ainda no primeiro semestre deste ano.

O principal problema em encontrar um profissional era a exigência da formação em licenciatura para trabalhar nas escolas. A partir do novo decreto, o intérprete precisa apenas estar habilitado em libras. “O concurso nos possibilitará contratar profissionais com outras formações para trabalhar como intérpretes e assim suprirmos as necessidades das escolas nesta área”, completa Mariléia.

A 5ª CRE, também foi contemplada com um curso de formação de Tradutor/Intérprete de LIBRAS, que será proporcionado pela Secretaria de Educação do Estado.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções