Diário da Manhã

domingo, 19 de maio de 2024

Notícias

Alunos do Mundo Azul participam do Projeto de Educação Infantil no Trânsito da Ecosul

29 maio
17:54 2014
Alunos receberam aula prática  Foto: Marília Silva/Ecosul

Alunos receberam aula prática
Foto: Marília Silva/Ecosul

Desvendar o mundo das placas de trânsito, entender o funcionamento de uma sinaleira e aprender a importância da faixa de segurança foram alguns dos desafios que os alunos do Centro de Atendimento Educacional Especializado Mundo Azul tiveram ontem(29), participando do projeto de Educação Infantil no Trânsito da Ecosul. O grupo, formado por autistas e portadores de síndrome de Down, com idade entre sete e 50 anos, assistiu a uma palestra lúdica e teve uma aula prática na minipista localizada na sede da concessionária. De acordo com a psicopedagoga e diretora do centro, Patrícia Molina, a intenção ao inserir os alunos em projetos como este é de proporcionar novas experiências e ampliar os horizontes cotidianos. “Mostrar para sociedade que eles têm condições”, resume.

O grupo começou o trabalho de educação no trânsito através da psicopedagoga Giorgia Carúccio Gotuzzo, que idealizou os primeiros passos desta aventura em sala de aula. “Criamos uma sinaleira, placas e quebra-molas de papelão”, conta. O próximo passo foi verificar a relação dos alunos com o mundo real. O grupo foi cinema, caminhando pelas ruas e observando cada símbolo de trânsito, placa e faixa de segurança. “Foi nosso primeiro passo, uma experiência incrível e muito bem aproveitado por eles”, avalia a professora.

Ao tomar conhecimento do projeto da Ecosul, as professoras entraram em contato com a concessionária e agendaram uma visita.  O grupo inicialmente ouviu a palestra ministrada pelos integrantes do Comitê de Segurança Rodoviária (CSR), Luis Paulo Netto e Daniel Corrêa. “Quando sentados no carro a primeira coisa que devemos fazer é colocar o cinto de segurança”, reforçou Luis Paulo. A diferença das placas de regulamentação, advertência e proibição também foram detalhadas. “A faixa de segurança é o local correto para atravessarmos a rua”, salientou Daniel.

MUNDO AZUL – O Centro de Atendimento Educacional Especializado Mundo Azul nasceu há dois anos, através da vontade de Patrícia de proporcionar um espaço de apoio a crianças com espectro autista, Síndrome de Down ou atraso no desenvolvimento. A motivação tomou força após o nascimento da filha, hoje com seis anos, que é deficiente auditiva. “Comecei a estudar sobre o autismo e me qualificar, na verdade eu quis transformar a minha experiência pessoal em algo bom, dando suporte às famílias com filhos especiais”, observou. Hoje o centro atende alunos de toda região, desde São Lourenço do Sul, Turuçu até Jaguarão. “Temos alunos, de idades variadas, e todos possuem atendimento especializado”, explica. A intenção do espaço é trabalhar também a relação dos pais com os filhos e da família com a sociedade. “Nós acreditamos neles e a partir daí reforçamos sua autoestima”, destaca. Para resumir a emoção da tarde de ontem, a aluna Caroline Braun, abriu um sorriso largo. “Foi legal e divertido”, sentenciou.

PROJETO – O projeto de Educação Infantil no Trânsito da Ecosul foi criado em 2008 com a intenção de educar futuros motoristas para uma direção defensiva e correta. Em função disso a dinâmica inclui uma palestra, onde a abordagem didática é feita de forma divertida e coesa com a idade das crianças. Com foco na conscientização no trânsito, o projeto já atendeu um universo de 3,5 mil crianças de mais de 60 escolas públicas e privadas de Pelotas e região. As atividades são destinadas a crianças de cinco a nove anos e acontecem sempre às quartas-feiras, das 14 às 16h, na sede da concessionária. As escolas interessadas em agendar participação podem entrar em contato com o Setor de Comunicação da Ecosul, através do telefone (53) 2128.4406 ou 2128.4443.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções