Diário da Manhã

Notícias

AMP promove nova palestra de Psiquiatria no dia 27

AMP promove nova palestra de Psiquiatria no dia 27
26 novembro
10:48 2025

“Do laboratório à vida: como a compreensão do receptor 5-HT1A pode aprimorar a terapêutica em psiquiatria”

O Departamento de Psiquiatria da Associação Médica de Pelotas – AMP, promove no próximo dia 27 de novembro, mais uma palestra com o seguintes palestrantes, Dr. Mauricio Silva de Lima, Médico Psiquiatra, Epidemiologista (UFPel), Doutor em Psiquiatria (UNIFESP), Pós-doutorado no Instituto de Psiquiatria King’s College, Universidade de Londres, Executivo da Indústria Farmacêutica (Eli Lilly, Roche, Genentech, Takeda) e Sócio Fundador da Consultoria Pulsus Pharma Consultancy, no Reino Unido, especializada em pesquisa clínica (fases III-b e IV).

Dr. Pedro Antônio Schimidt do Prado Lima, Pedro do Prado-Lima, Psiquiatra CH Sainte-Anne, Paris-Descartes, Mestre Farmacologia UFCSP, Doutor Bioquimica UFRGS.

Intitulada “Do laboratório à vida: como a compreensão do receptor 5-HT1A pode aprimorar a terapêutica em psiquiatria”, a palestra traz explicações da relação das pesquisas de medicamentos testados em laboratórios até sua utilização e humanos. 

“A compreensão do receptor 5-HT1A está aprimorando a psiquiatria ao revelar como modular seus efeitos pode tratar transtornos mentais. A pesquisa indica que o receptor, encontrado em áreas do cérebro ligadas a humor e cognição, pode ser um alvo terapêutico útil. Para obter efeitos desejados, é fundamental alcançar o equilíbrio correto entre a atuação nos receptores pré e pós-sinápticos”, explica Dr. Mauricio Silva de Lima, Médico Psiquiatra e um dos palestrantes.

O papel dos receptores 5-HT1A pós-sinápticos estão envolvidos no controle do humor, da cognição e da memória, tornando-os um alvo promissor para o tratamento de vários transtornos neuropsiquiátricos. Sua atuação de medicamentos pode ajudar a tratar diversos distúrbios.

  • Desafio: O efeito das drogas varia dependendo da localização do receptor (pré ou pós-sináptico), exigindo um equilíbrio preciso para obter a eficácia terapêutica desejada.

O evento gratuito é destinado aos médicos e residentes da região, para participar é necessário entrar em contato com a sede da AMP, pelo telefone 53-32226309, para confirmar a inscrição. 

Nossa História – AMP 

Fundada em 7 de novembro de 1940 por um grupo de sonhadores, a Associação Médica de Pelotas – AMP, tem na sua história a semente dos cursos de medicina da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Ao longo da sua trajetória protagonizou importantes conquistas, sempre promovendo o conhecimento médico- científico. A entidade representa os interesses da categoria junto aos demais órgãos que regulam a área.

Hoje a AMP é uma entidade consolidada e reconhecida na área de saúde nos mais diversos públicos.

Constantemente atualizada, procura estar cada vez mais presente na vida de seus associados, estimulando a interatividade e fomentando o exercício da boa medicina.

Serviço
Palestra: “Do laboratório à vida: como a compreensão do receptor 5-HT1A pode aprimorar a terapêutica em psiquiatria
Data: 27 de novembro
Horário: 19h coffee
Local: AMP
Evento Hibrido

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções