Diário da Manhã

domingo, 29 de setembro de 2024

Notícias

Após 10 meses de operação o sistema de gestão de acesso do HE UFPel já tem mais de 22 mil cadastros

Após 10 meses de operação o sistema de gestão de acesso do HE UFPel já tem mais de 22 mil cadastros
03 agosto
19:02 2023

O cadastramento de trabalhadores, pacientes, acompanhantes e visitantes é obrigatório para acesso ao prédio do hospital

O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas, neste mês de agosto completa 10 meses de implantação do sistema de Gestão de Acesso e já cadastrou mais de 22 mil pessoas. O sistema tem por objetivo aumentar o controle e a segurança de todos do Hospital, identificando e registrando todas as pessoas que acessam o HE, criando assim um banco de dados onde é possível resgatar todos acesso em tempo real.

Vantagens

Segurança – capacidade de monitoramento de forma precisa a entrada e saída de pacientes, visitantes e funcionários. Os acessos são controlados de forma automatizada, através de leitores biométricos e de cartão, identificando assim todos os usuários que acessam o HE.

Controle – organização mais eficiente do fluxo de pessoas nas dependências do hospital através da identificação rápida de pacientes e funcionários. E controle de acesso a áreas restritas.

Registro – o sistema mantém registros detalhados das entradas e saídas, o que auxilia na identificação de padrões, rastreamento de atividades suspeitas e investigações de incidentes.

Além do sistema de Gestão de Acesso, o Hospital Escola da UFPel também implantou um rigoroso sistema de monitoramento por câmeras, operando 24 horas por dia. São 170 câmeras ativas, distribuídas estrategicamente em todas as áreas do hospital, que proporcionam um amplo campo de visão e, quando integradas ao sistema de Gestão de Acesso, permitem uma vigilância contínua e efetiva, além de ser uma ferramenta valiosa para identificar rapidamente qualquer emergência médica ou situação crítica.

As portarias estão equipadas com monitores, onde os porteiros acompanham as imagens em tempo real, para auxiliar no controle e segurança de todos.

Os vigias circulam 24 horas por dia, controlando o fluxo, orientando e zelando pelo patrimônio público. Essa iniciativa tem sido um complemento essencial para garantir a segurança e a integridade de pacientes, visitantes e funcionários.

O sistema é composto de catraca, gates e portões eletrônicos localizados na portaria principal, nas entradas da rampa e da área de ensino, no almoxarifado, no acesso dos trabalhadores do laboratório e na Clínica de Precaução Adulto (CPA).

Qualquer pessoa que realizar o acesso nessas entradas, deverá estar devidamente cadastrada e registrar seu acesso utilizando o crachá ou a biometria.

O cadastramento é obrigatório e é feito na portaria principal, que realiza a coleta de dados, a biometria e o registro fotográfico, para pacientes, acompanhantes e visitantes. É indispensável possuir documento oficial com foto (RG/CNH) para realizar o cadastro.

No momento do cadastro é incluído o período do acesso, que no caso dos visitantes, tanto hospitalares quando técnicos, expiram no momento da saída da instituição, devendo ser renovado a cada visita.

Para o chefe da Unidade de Serviços Gerais (USG), Hadrisson Teixeira Cruz, unidade responsável pelo controle de acesso e monitoramento, “os investimentos em tecnologia e compromisso da gestão com a segurança, permitiu que tenhamos total controle do fluxo do hospital, e com uma resposta extremamente rápida às contingências que surgem durante o serviço”.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções