Diário da Manhã

sexta, 10 de janeiro de 2025

Notícias

APÓS LONGA ESPERA, PRAÇA CIPRIANO BARCELLOS COMEÇA A SER REQUALIFICADA

APÓS LONGA ESPERA, PRAÇA CIPRIANO BARCELLOS COMEÇA A SER REQUALIFICADA
07 novembro
10:22 2015

Foram mais de mil dias aguardando que a obra de contrapartida da empresa que explora o POP Center, para requalificação da “Praça dos Enforcados” acontecesse

Daqui a três meses a comunidade poderá usufrui de uma nova Praça Cipriano Barcellos. Conhecido também como Praça do Pavão, o local que tem grande importância histórica para a cidade está recebendo desde o início desta semana intervenções que irão requalificar toda a área.

O trabalho tem início pelo aterramento e sistema de drenagem para diminuir a ocorrência de alagamentos comuns naquela região. Ainda serão construídos caminhos em concreto, implantação de novo sistema de iluminação, tratamento fitosanitário das árvores, paisagismo, colocação de bancos, lixeiras e mesas fixas para jogos.

“Com o término da obra, este espaço que faz parte da história da cidade será devolvido ao uso das famílias por oferecer mais segurança e condições de passeio”, declarou o secretário executivo da Unidade Gerenciadora de Projetos (UGP) Jair Seidel.

A execução das obras faz parte das medidas compensatórias pela instalação do Por Center, sendo de responsabilidade do Consórcio Verdi/Cadiz Construção S/A, proprietária do prédio que abriga o antigo camelódromo. Estão sendo investidos R$ 300 mil para melhoria da Praça.

A qualificação do local está sendo aguardada pela comunidade há, pelo menos, três anos, desde a inauguração do Pop Center. No entanto, as intervenções não puderam ser realizadas antes de um trabalho arqueológico indicado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), pela possibilidade de abrigar materiais históricos.

O Consórcio contratou uma empresa especializada que coletou amostras de diversos materiais, que revelam parte da história da cidade, como pedaços de louças, vidros de remédio, garrafas de bebidas, etc. O material está armazenado na PUC de Porto Alegre para posterior estudo. Há cerca de 15 dias a prefeitura recebeu autorização do Iphan para dar continuidade à obra.

Fotos: Marcel Ávila/ASCOM

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções