Diário da Manhã

quarta, 17 de julho de 2024

Notícias

Área de armazenamento no Laranjal recebe 430 cargas de entulhos

Área de armazenamento no Laranjal recebe 430 cargas de entulhos
20 junho
00:36 2024

Gerenciada pelo Sanep, a unidade temporária armazena mais de cinco mil metros cúbicos de resíduos das regiões atingidas pela enchente

Após dez dias de operação, a área temporária de armazenamento de resíduos, gerenciada pelo Sanep, recebeu 430 cargas de entulhos das regiões afetadas pela enchente no Laranjal, totalizando mais de cinco mil metros cúbicos de materiais encaminhados para o aterro sanitário em Candiota. O trabalho de recuperação pós-enchente é realizado em colaboração com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), responsável pelo recolhimento e transporte dos entulhos até a unidade de transbordo no antigo Valverde Praia Clube.

Segundo o coordenador do Departamento de Resíduos Sólidos (Ders) da autarquia, Edson Plá Monterosso, os entulhos gerados pelos estragos provocados pela enchente têm a mesma destinação final que os resíduos orgânicos coletados no município. “Esses materiais são direcionados ao aterro sanitário de Candiota, pois não são passíveis de reaproveitamento”, explica. A área temporária também dispõe de espaço específico para eletroeletrônicos e pneus que, posteriormente, são enviados para reciclagem por empresas contratadas pelo Sanep para essa finalidade.

O coordenador do Ders orienta os moradores a deixarem os resíduos nas ruas, em frente às suas residências e estabelecimentos comerciais, para que as equipes da Ssui possam realizar o recolhimento e transportá-los até a área temporária de armazenamento. Para aqueles que preferirem, há a opção de descartar diretamente seus resíduos na unidade localizada na rua Viamão, 314, no Balneário Valverde, das 8h às 19h, inclusive aos sábados e domingos.

Resíduos como podas, galhos e materiais de construção civil devem ser levados ao Ecoponto do bairro, situado na rua Bom Jesus, 95, no Valverde. O local também recebe materiais recicláveis, resíduos volumosos desmontados e equipamentos eletroeletrônicos de linha branca, como geladeiras, fogões, televisores, impressoras, máquinas de lavar e secadoras, de segunda a sábado, das 8h às 12h e das 13h às 17h, com o limite diário de descarte de um metro cúbico por pessoa.

 

Fotos: Michel Corvello

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções