Diário da Manhã

sexta, 10 de janeiro de 2025

Notícias

Área de posto desativado no Fragata começa a receber melhorias

Área de posto desativado no Fragata começa a receber melhorias
02 julho
18:07 2019

Local vai se tornar um espaço de lazer

A Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU) da Prefeitura de Pelotas esclarece que a retirada dos tanques de combustíveis e estrutura metálica do antigo posto de combustível que funcionava na área localizada no canteiro central da avenida Duque de Caxias, entre o quartel e o cemitério — onde a Prefeitura fará um espaço de lazer, com opções esportivas e de entretenimento para crianças e jovens, que beneficie toda a comunidade —, está sendo realizada pelo proprietário do antigo posto desativado, Edgar Rodrigues Fernandes, atendendo determinação da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).

“A correta retirada dessas estruturas nos dará condições de ativar a implantação do projeto”, disse o secretário de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU), Jacques Reydams. As primeiras ações serão a limpeza geral do local e a requalificação da pracinha de brinquedos. Reydams também irá contatar o novo presidente do Clube de Empresários do Fragata (Cefra), Francisco Martins, uma vez que a entidade havia manifestado interesse em se integrar ao projeto do espaço de lazer. No segundo semestre de 2017, a SGCMU realizou uma audiência pública com empresários e moradores do Fragata, que aprovaram o projeto e sugeriram algumas alterações – que foram feitas, posteriormente.

A Prefeitura destaca ainda que a área do antigo posto de gasolina é a única que não está prevista no projeto geral de requalificação dos canteiros centrais da avenida Duque de Caxias, que tem a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) como responsável pelo gerenciamento e fiscalização. O secretário de Planejamento e Gestão, Roberto Ramalho, informou que esse projeto geral dos canteiros da Duque está em fase final de elaboração e deve ser encaminhado, até o final de julho, à Caixa Econômica Federal, para fins de liberação dos recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS) para executá-lo.

Sobre o posto

Durante muitos anos, funcionou um posto de gasolina no canteiro da Duque de Caxias. Porém, na gestão do prefeito Eduardo Leite, o contrato não foi renovado, após a expiração. Eduardo entendeu que, por se tratar de área pública, deveria ser utilizada em benefício de toda a comunidade pelotense.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções