Áreas sob risco contam com monitoramento reforçado
Áreas sob risco contam com monitoramento reforçado
As localidades mapeadas como de extremo risco, cujo alerta de evacuação foi atendido pela comunidade, contam com o policiamento reforçado. Patrulhas de monitoramento são realizadas pela Guarda Municipal e pelos efetivos da Brigada Militar.
População atingida recebe atenção diferenciada das guarnições – Fotos: Divulgação
Conforme os comandos das duas forças, bairros e comunidades que tiveram as ruas alagadas pelo avanço das águas da Lagoa dos Patos, como Z3, balneários Santo Antônio e Valverde, além da região do entorno do Canal São Gonçalo, evacuada por precaução diante dos riscos climáticos, recebem atenção diferenciada das guarnições.
“Estamos realizando o policiamento preventivo em áreas alagadas e em zonas evacuadas, conforme o mapa de zoneamento de risco. Estamos também fazendo o policiamento nos abrigos da Prefeitura. Ainda esta semana, receberemos reforço de Guardas Municipais de outras cidades e começaremos o policiamento embarcado, para ampliar a sensação de segurança nessas áreas”, explicou o comandante da Guarda Municipal, Iuri Lisboa, reiterando que as Unidades Básicas de Saúde e escolas, que estão sem atividades e sem GMs escalados, continuarão com o patrulhamento intensificado.
O comandante do 4º Batalhão da Brigada Militar, tenente-coronel Paulo Renato Scherdien, explicou que, desde o primeiro momento que o Município elencou as áreas de risco, a Brigada Militar começou a aproximar mais o policiamento ostensivo nessas regiões, para evitar os furtos que têm sido uma das grandes preocupações da população. “Conforme for evoluindo essa situação e tivermos maior número de pessoas fora de casa, a gente vai ampliando esse trabalho também. Na região do Laranjal, em áreas que estão alagadas, policiais do 4º BPM, Companhia Ambiental e tropa de Choque fazem patrulhamentos embarcados”, destacou o comandante. Ele ressalta que, ao sair de casa, o morador tranque bem portas e portões, porque o próprio movimento das águas pode abri-los.
Em caso de não conseguir contato com a Brigada Militar pelo 190, é possível acionar a corporação pelos números (53) 98416-5023, (53) 3229-24-57 e (53) 3229-1006. O telefone da Guarda Municipal é o 153.