Diário da Manhã

domingo, 26 de maio de 2024

Notícias

Arquiteta Simone Neutzling inspira público no Pelotas Creative Day com palestra sobre patrimônio cultural e economia criativa

Arquiteta Simone Neutzling inspira público no Pelotas Creative Day com palestra sobre patrimônio cultural e economia criativa
22 abril
20:03 2024

A palestra Patrimônio: Vivências e Experiências com a arquiteta Simone Neutzling, foi realizada na última sexta-feira 19 de abril, durante o evento World Creative Day Pelotas

Com mais de 25 anos de experiência na área, a arquiteta Simone Neutzling, criadora da Perene e especialista em patrimônio histórico, artístico e cultural, compartilhou suas vivências e experiências como palestrante inspiradora no evento. Em sua fala, abordou temas como economia criativa, preservação do patrimônio cultural e a atuação de profissionais de diversas áreas nesse campo.

Usando como fio condutor a preservação cultural e sua vasta experiência em mais de 40 projetos e obras de restauração, Simone Neutzling prendeu a atenção do público com relatos e exemplos práticos dos trabalhos já realizados pela Perene, sob sua liderança. A arquiteta destacou a importância da economia criativa para a preservação cultural, ressaltando as diversas possibilidades que esse campo oferece para o desenvolvimento de projetos inovadores e criativos.

“Acredito que a economia criativa exerce um papel fundamental na preservação do patrimônio cultural. Nossos projetos na Perene Patrimônio Cultural são compostos por profissionais de diversas áreas porque acreditamos que a preservação é um trabalho multidisciplinar que exige diferentes perspectivas. Em Pelotas, essa tarefa se torna ainda mais gratificante por ter seu patrimônio material e imaterial tombado pelo Iphan, o que oferece um universo de possibilidades para a preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural. Através de projetos inovadores, podemos não apenas garantir a conservação física dos bens materiais, mas também promover a economia criativa em diversas frentes. É uma grande responsabilidade e um privilégio cuidar de um patrimônio tão rico em sua arquitetura, histórias e memórias”, afirma Simone.

Sobre a Perene

Simone Neutzling é a arquiteta e urbanista, criadora da Perene Patrimônio Cultural, empresa atuante na elaboração de projetos e execução de obras de restauração do patrimônio cultural, em imóveis de propriedade privada ou pública.

Os prédios históricos que fazem parte da trajetória da Perene estão espalhados por diferentes cidades do estado. Em Pelotas, destacam-se a Catedral Metropolitana de São Francisco de Paula, a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, a Casa 08 e a Charqueada São João. Em Jaguarão, a Antiga Sede do Clube Jaguarense, a Igreja Matriz do Divino Espírito Santo e a Igreja Imaculada Conceição. Já em Rio Grande, destacam-se a Antiga Estação Villa Siqueira e a Antiga Fábrica Rheingantz. Já em Porto Alegre, temos o Museu de Arte do Rio Grande do Sul – Ado Malagoli.

 

Foto: Carlos Queiroz

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções