Arroio Grande terá Ponto de Atendimento Virtual da Receita Federal
O Acordo visa promover a inclusão da população menos favorecida, para que todos tenham acesso aos serviços disponibilizados no site da RFB
A solenidade de inauguração do novo serviço à comunidade de Arroio Grande será no dia 07 de agosto, às 11 horas com a presença do prefeito Plinio Vizeu Pereira Neto e do Inspetor da Receita Federal em Jaguarão, auditor-fiscal Cleber Fernandes Barbosa, que representará a Receita Federal. O evento será na Rua Herculano de Freitas nº 271, no prédio do SINE, no centro de Arroio Grande, onde funcionará o PAV. O Acordo de Cooperação Técnica, que prevê a instalação de Ponto de Atendimento Virtual no município de Arroio Grande, foi assinado em 01/07/2025.
O Ponto de Atendimento Virtual – PAV possibilita que municípios parceiros ofereçam acesso a alguns serviços da Receita Federal, recebendo a demanda do contribuinte e encaminhando-a, através de um processo digital que tramita dentro do Portal e-CAC. Essa demanda será analisada por uma Equipe de servidores da Receita Federal, que atua de forma remota, que concluirá o atendimento e enviará a resposta através do mesmo processo digital, para que o município dê ciência ao contribuinte concluindo o atendimento.
Este novo canal de atendimento é uma forma de promover a inclusão digital dos contribuintes e usuários que não têm acesso aos canais de atendimento e serviços virtuais da Receita Federal, além de proporcionar economia de tempo e de recursos dos cidadãos que residem em municípios desprovidos de unidades de atendimento da Receita Federal, evitando deslocamentos desnecessários e onerosos;
Para o município parceiro é uma forma de atender a população local consolidando e ofertando diversos serviços em um mesmo espaço, utilizando a estrutura, recursos humanos e tecnológicos do município. Esse atendimento diferenciado visa o pleno exercício da cidadania, não só para moradores locais, mas também, de municípios vizinhos. Outro ponto importante é a concentração de serviços documentais da população em um único espaço, o que facilitará a emissão ou regularização de documentos necessários a plena cidadania e busca por benefícios sociais, como é o caso do CPF.
Na região, a Receita Federal possui Pontos de Atendimento Virtual – PAV nos municípios de Aceguá, Candiota, Canguçu, Dom Pedrito, Lavras do Sul, Pinheiro Machado, Piratini, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte e São Lourenço do Sul.







