Artigo: Celebrar o Dia da Indústria é mostrar a sua importância para a sociedade
JOSÉ AUGUSTO VANIEL
Presidente do Centro das Indústrias de Pelotas (Cipel)
Neste 25 de maio, em que celebramos o Dia da Indústria, importante fazermos uma reflexão sobre o papel que este setor desempenha em nossas vidas. A indústria é o motor que conduz o crescimento econômico, gera empregos e impulsiona a inovação em todo o mundo. Desde os primórdios da Revolução Industrial até os dias atuais, a indústria tem sido uma força transformadora que molda a sociedade com vistas ao progresso.
A indústria está presente em todo o lugar, desde grandes metrópoles até pequenas cidades rurais. Ela abrange uma ampla gama de setores, como manufatura, tecnologia, automação, energia, alimentos, moda e muito mais. Essa diversidade é uma demonstração clara de como a indústria está profundamente enraizada em todas as esferas da nossa vida cotidiana.
A geração de empregos é uma das contribuições mais significativas para a sociedade. Em Pelotas, o setor industrial emprega 79mil trabalhadores, gerando um PIB de R$ 1,3 bilhões na economia. Esses empregos não apenas sustentam as famílias e comunidades, mas também geram reflexos no desenvolvimento socioeconômico. Além disso, a indústria tem o potencial de criar empregos de qualidade, que oferecem salários dignos e oportunidades de crescimento profissional.
A busca por eficiência e produtividade leva ao desenvolvimento de novas tecnologias, métodos de produção avançados e soluções inovadoras. A indústria incentiva a pesquisa e o desenvolvimento, promovendo descobertas científicas e tecnológicas que beneficiam toda a sociedade. Desde a automação de processos até a inteligência artificial e a Internet das Coisas, a indústria está na vanguarda das transformações tecnológicas.
Dentro do Centro das Indústrias de Pelotas (Cipel) estamos adequando as nossas empresas à atuação dentro dos princípios do ESG, o quais fazem com que as indústrias transformem seus modelos produtivos e de gestão em novas ações com valores voltados à humanização, diversidade e inclusão. Afinal, como a sigla deixa claro, as estratégias são direcionadas para três pilares principais: a Responsabilidade Ambiental; a Responsabilidade Social e a Governança Corporativa. No entanto, para que as vantagens possam ser percebidas, é fundamental que a indústria encare a ESG como uma ferramenta potente para o desenvolvimento de políticas e práticas de combate a questões essenciais no mundo de hoje: mudanças climáticas, injustiça social sistêmica e desigualdade persistente.
À medida que celebramos o Dia da Indústria, devemos reconhecer a importância dessa atividade em todas as suas formas e setores. Devemos valorizar e apoiar a indústria, incentivando a inovação, a sustentabilidade e a colaboração entre os setores público e privado. Neste Dia da Indústria, celebremos e reconheçamos o impacto positivo que a indústria tem em todas as esferas da nossa vida!