Diário da Manhã

Notícias

Artista consagrada, Clara Pechansky mostra obras de sua autoria em Pelotas e Porto Alegre

Artista consagrada, Clara Pechansky mostra obras de sua autoria em Pelotas e Porto Alegre
16 julho
09:43 2025

Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, recebe a exposição até 18 de outubro, com curadoria de Nádia da Cruz Sena e Simone Pinho de Oliveira

Nascida em Pelotas em 1936 e formada na cidade pela Escola de Belas Artes (EBA) aos 19 anos, com Medalha de Ouro, a artista visual Clara Pechansky, vive na atualidade dois momentos marcantes, um na sua terra natal e o outro em Porto Alegre, onde mora há 68 anos.

Consagrada como um dos principais nomes das artes visuais do Rio Grande do Sul, ela participa, em Pelotas, da exposição “A figura humana pelo olhar das artistas da EBA”, com duas pinturas e duas litografias.

A mostra foi aberta dia no último dia 2 e se estende até 18 de outubro no MALG – Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, na Praça Sete de Julho, 180, no Centro. A curadoria é de Nádia da Cruz Sena e Simone Pinho de Oliveira.

Em Porto Alegre, Clara inaugurou no sábado (12/7) a exposição “Hino”, na Gravura Galeria de Arte. São 20 obras inéditas (acrílica sobre tela) produzidas no outono passado, nas quais a artista explora as cores encontradas nas bandeiras do Rio Grande do Sul (verde, vermelho e amarelo) e na bandeira nacional (verde, amarelo, azul e branco).

Além de usar as cores da bandeira de seu estado natal e do país, Clara escolheu palavras que constam do Hino Nacional e do Hino Rio-Grandense para dar título às telas. A mostra começa com a tela “Retumbante Aurora” (o primeiro termo extraído do Hino Nacional e o segundo, do Hino Rio-Grandense) e termina com “Esplêndido Farol” (idem).

Companheiro de vida

A emoção de expor simultaneamente em Pelotas e na Capital se acentua porque essas são as primeiras mostras de Clara sem a presença de seu marido, o médico psiquiatra e psicanalista Isaac Pechansky, falecido em 15 de maio passado, com 99 anos. Natural de Rio Grande, Isaac a Clara tiveram dois filhos, o médico Flávio e o designer Rubem. Durante os cerca de 70 anos de casamento, Clara e seu companheiro de vida viajaram a muitos países apreciando a arte e a cultura de diferentes nações.

Capista da Editora Globo no início da carreira, tendo feito capas para livros de Erico Verissimo, por exemplo, Clara já realizou 78 exposições individuais em galerias e museus do Brasil, Bélgica, Colômbia, Alemanha, Espanha, Holanda, Portugal, México e Estados Unidos, e já participou de mais de 200 coletivas.

Premiada e homenageada em muitos países, ela atua também como Gestora Social e Cultural no Brasil e América Latina. Em 2003 criou o Projeto Miniarte Internacional, que depois de 50 edições já percorreu cinco continentes. Em 2018, criou o Projeto Fiesta de Paz Brasil, agora em sua 6ª edição.

Foto: Luis Ventura

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções