Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

Assinado contrato para restauro do antigo Banco do Brasil

Assinado contrato para restauro do antigo Banco do Brasil
01 abril
13:34 2024

Prédio vai abrigar a Escola de Gastronomia do Senac, projeto contemplado pelo programa Iconicidades do Governo do Estado em parceria com a Fecomércio/RS

A prefeita Paula Mascarenhas assinou, na quarta-feira (27), o Contrato Administrativo nº 019/2024 para elaboração do projeto executivo de restauro completo da antiga sede do Banco do Brasil, que também já abrigou a Secretaria Municipal de Finanças. O local será utilizado pela Escola de Gastronomia do Senac, contemplado pelo programa Iconicidades do governo do Estado. Após seis meses, o projeto será apresentado pela empresa contratada e poderá ser licitado.

Em 2021, por meio da parceria entre Fecomércio/RS, a Prefeitura inscreveu no programa Iconicidades a proposta de revitalização da construção localizada na esquina da praça Coronel Pedro Osório. O projeto de restauro da cobertura do prédio já está sendo licitado.

“Em seis meses, nós teremos o projeto do restauro completo do prédio para licitar, e em breve poderemos vê-lo na sua beleza e esplendor para utilização da nossa comunidade, nesse projeto inovador que é o Iconicidades. Seguimos trabalhando pelo nosso patrimônio e valorizando a nossa gente”, destacou a chefe do Executivo.

A empresa contratada é a Sete Arquitetura e Restauro, que terá o recurso de R$ 356.594,30 para execução do serviço, previsto no contrato.

Prédio já serviu de depósito para documentos oficiais da Prefeitura

A história do prédio 67

Localizado na esquina da praça Coronel Pedro Osório, o prédio 67 funcionou, por muitos anos, como a primeira agência do Banco do Brasil e, também, a Secretaria Municipal de Finanças. A edificação integra o patrimônio cultural do município e é tombada em nível federal pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Estado de abandono já foi alvo de denúncia de Comissão Especial da Câmara de Vereadores em 2013. Fotos: HFJ

Sobre o Iconicidades

Lançado em junho de 2021, o programa Iconicidades apresentou como meta enfrentar o desafio de tornar as cidades gaúchas mais inovadoras, criativas e empreendedoras. A ideia principal foi a de ressignificar e estimular a retomada de espaços arquitetônicos icônicos em várias regiões, requalificando e recuperando ambientes e locais que integrem a identidade cultural e histórica das comunidades.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções