Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

Associação de Dança de Pelotas tem programação no Guarany e Bibliotheca

17 julho
16:55 2014

Pela manhã, sábado e domingo, oficinas na Bibliotheca Pública Pelotense (BPP). À tarde, também nos dois dias, além da BPP, oficinas no foyer do Theatro Guarany. No sábado das 13h às 14h, Associação de Dança de Pelotas (ADAP), promoverá mostra coreográfica no Shopping Pelotas. A partir das 18h no Guarany, concurso e mostra de dança, estendendo-se até meia-noite. No domingo, etapas do concurso e mostra terão início às 17h no Guarany. Ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Theatro, ou na Academia 1º ATO – rua 15 de Novembro 301 – das 18h às 21h. Confira mais informações acessando: 3dancapelotas.blogspot.com.br

Diferentes modalidades e categorias estarão reunindo quatrocentos bailarinos

Diferentes modalidades e categorias estarão reunindo quatrocentos bailarinos

REGIÃO – De acordo com o coreógrafo pelotense Daniel Amaro, que preside a ADAP, a programação reunirá mais de quatrocentos bailarinos de quase quarenta grupos e escolas. No concurso, coreografias nas modalidades jazz, ballet clássico, danças urbanas, dança contemporânea, dança de salão, folclore de imigração e estilo livre. Além de Pelotas, o festival terá participantes de Bagé, Arroio Grande, Jaguarão, Candiota e Porto Alegre.

PREMIAÇÃO – Troféus aos primeiro, segundo e terceiro lugares, nas diferentes modalidades e categorias. Já os destaques de cada modalidade, receberão medalhas. Amaro menciona também as categorias que serão avaliadas: infantil – até doze anos; júnior – de treze a quinze anos; sênior – dezesseis a dezoito anos; adulto – dezenove

JURADOS – Na modalidade jazz, jurada Mery Rosa. Ela é proveniente de Itajaí em Santa Catarina, onde dirige a Pélagos Cia. de Dança Contemporânea. Sua formação começou em 1978, passando pelo balé, dança contemporânea e jazz. Já conquistou inúmeras premiações no País, e frequentemente é convidada como professora e jurada em diferentes festivais. Na trajetória, especialização na Escola Nacional de Balé de Cuba, e iniciativas como o Blumenau em Dança, e a Mostra Contemporânea de Dança de Itajaí. Já na modalidade dança contemporânea, a jurada será Daniela Cezar. Ela é bailarina, coreógrafa, performer e professora de dança. Cursa licenciatura em dança na ULBRA, e dedica estudos ao Axis Syllabus com a instrutora Didi Pedone na Casa de Cultura Tony Petzhold. Como bailarina, participou de grupos como “Quarta parede dança contemporânea”, grupo de dança jazz Anette Lubisco, Cia. de Performance Open Extreme Brasil, grupo experimental de Dança Contemporânea ULBRA – orientação da professora Cibele Sastre -, grupo de dança de rua Jet Project. No ballet clássico, jurado Anderson Dionísio das Neves do Rio de Janeiro. Bailarino, professor e coreógrafo, com etapas de formação na Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, O Tablado, Jazz Carlota Portela, Cia. Ballet da Juventude de Tatiana Leskova. Atualmente ministra ballet clássico na Escola Balletarj. Na dança urbana, gaúcho Carlos Nunes. Diretor e coreógrafo do grupo Batida de Rua em Porto Alegre. Aprendizado em Paris e Los Angeles. Jurado e professor em diversos festivais, como Joinville em 2008 e 2009. Em 2011 representou o Brasil no 10º Hip Hop Dance Championship em Las Vegas. Na dança do ventre, Michele Trentin. Dedica-se à dança do ventre desde 1994. No Oriente Médio, onde residiu, trabalhou em redes de hotéis, nas quais teve oportunidade de aprender a técnica. Ela menciona períodos de aprendizado na Síria, Líbano, Jordânia, Emirados Árabes, Tunísia e Índia. No Egito regularmente realiza estudos e pesquisas de dança. E dança de salão com o riograndino Diego Houwes. Há quatro anos estuda com os mestres da dança de salão no Rio de Janeiro. Na Universidade Gama Filho, realizou pós-graduação em dança e consciência corporal.

FESTIVAL é realização da ADAP em conjunto com o SESC.  Apoio: Procultura da Secult; Pró-reitoria de extensão e cultura da UFPel; restaurante D’Gustus; churrascaria Lobão; clube Brilhante e BPP.

OFICINAS – Amanhã na Bibliotheca, dança contemporânea das 8h30min às 10h. E jazz das 10h às 11h30min. Das 13h às 14h30min, dança de salão. Das 14h30min às 16h, danças urbanas. No foyer do Guarany, dança do ventre das 13h às 14h30min, e ballet das 14h30min às 16h.

DOMINGO na Bibliotheca, dança contemporânea das 8h30min às 10h, jazz das 10h às 11h30min, e Fórum das 11h30min às 12h30min. Das 13h às 14h30min, dança de salão. E das 14h30min às 16h, danças urbanas. No foyer do Guarany, dança do ventre das 13h às 14h30min, e ballet clássico das 14h30min às 16h. 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções