Diário da Manhã

Notícias

Ataques à rede elétrica deixam milhares de clientes da CEEE Equatorial sem luz em São José do Norte

Ataques à rede elétrica deixam milhares de clientes da CEEE Equatorial sem luz em São José do Norte
31 julho
17:00 2025

1,3 mil metros de cabos foram furtados, deixando mais de 15 mil clientes sem energia

O sistema elétrico do município de São José do Norte foi alvo de pelo menos quatro tentativas de furto de cabos de energia. Os atentados ocorreram entre domingo e a manhã de quinta-feira (31), e chegaram a afetar o fornecimento de mais de 15 mil clientes.

Na manhã de quinta-feira, foram levados cabos de 13 postes, o que equivale a 1,3 quilômetro de fiação elétrica. Nessa ocorrência, 1,5 mil clientes ficaram sem fornecimento de energia. Já na ação criminosa de quarta-feira (30), correntes foram arremessadas contra a fiação elétrica, deixando 15 mil clientes sem luz. O objetivo era provocar o desarme do sistema para possibilitar o furto dos cabos.

São José do Norte tem sofrido com a ação recorrente de criminosos. No primeiro semestre de 2025, ocorreram quase 1,6 mil episódios de falta de energia causados por ataques à rede (furtos ou tentativas de furto). Ao todo, 110 mil clientes tiveram o fornecimento interrompido nesse período. Um dado alarmante é que quase um terço desses casos aconteceu apenas no mês de julho.

Problema crônico

A situação se repete em outros municípios que fazem parte da área de concessão da CEEE Equatorial. Entre 2022 e 2024, o sistema elétrico foi afetado por mais de 14,3 mil episódios de furto e vandalismo na rede de distribuição — uma média de 13 casos por dia.

A CEEE Equatorial tem atuado em parceria com a polícia para identificar os receptadores e também trabalha na implementação de tecnologias que possam coibir a ação dos criminosos.

Em março, a distribuidora promoveu um evento pioneiro voltado ao debate e à troca de experiências. O Simpósio de Segurança e Inteligência Institucional reuniu especialistas, empresas de segurança, operadoras de telefonia, prestadores de serviços públicos e distribuidoras de energia para discutir estratégias de enfrentamento a esse tipo de crime.

Na última terça-feira (29), foi sancionada pelo governo federal a lei que aumenta a pena para furto e roubo de equipamentos da rede elétrica. A punição pode chegar a 16 anos de prisão.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções