Atualização do Cadastro Único de Pelotas supera média nacional
Município tem mais de 42 mil famílias com o cadastro atualizado nos últimos dois anos
Com o objetivo de identificar as características socioeconômicas das famílias de baixa renda no Brasil, o Cadastro Único em Pelotas (CadÚnico) se destaca pela taxa de atualização cadastral de 89%, superando a média nacional, que se aproxima dos 87%. A constante atualização do cadastro propicia que o Município utilize as ferramentas do Governo Federal para conceder benefícios e serviços de programas sociais ao cidadão, como a tarifa social de energia elétrica, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o programa Bolsa Família.
“Nosso trabalho de atualização é fruto de uma busca incessante nos bairros, por meio de ações e parcerias com associações locais e entidades assistenciais. Essas visitas são importantes pois há pessoas que não conseguem se deslocar até o Centro para realizar o cadastro devido à distância de onde moram, e o Município tem o compromisso de atende-las. Para este ano, temos como meta, descentralizar ainda mais o Cadastro Único para ampliar nosso atendimento e atingir o maior número de pessoas possível”, afirmou o secretário de Assistência Social, Tiago Bündchen.
Aproximadamente 53 mil famílias estão inseridas no Cadastro Único, enquanto cerca de 42 mil têm o cadastro atualizado nos últimos dois anos. Os dados também confirmam que mais de 36 mil famílias no município estão cadastradas com renda de até meio salário mínimo, e dentro dessa estatística, cerca de 32 mil têm seu cadastro atualizado.
Cadastro atualizado garante benefícios
Érica de Moura é massoterapeuta e estava com seu cadastro desatualizado, porém após ouvir comentários positivos sobre o CadÚnico, decidiu atualizar os dados. “Minha cunhada foi quem disse que eu deveria atualizar minhas informações, pois ela utiliza e faz muita diferença em sua vida. Quando eu tinha o cadastro, ele me auxiliou bastante, e agora quero voltar a utilizá-lo pelo retorno positivo que recebi de conhecidos, tanto sobre os benefícios quanto sobre o atendimento.” disse.
Apesar de o Cadastro Único ser uma porta para vários benefícios, seu principal programa é o Bolsa Família. Conforme o secretário Tiago Bündchen, o Bolsa Família é responsável pela entrada mensal de quase R$ 16 milhões à economia do município, o que auxilia as famílias cadastradas e é uma ótima ferramenta para a circulação de capital nos bairros. Só em 2023, o valor anual do Programa chegou a R$ 149 milhões.
Os recursos do Cadastro Único também são utilizados para desenvolver políticas em torno dos usuários, como o Capacitar Pelotas, que visa qualificar profissionalmente pessoas em situação de vulnerabilidade.
“Estas ferramentas somadas a uma melhoria na estrutura da sede central do Cadastro Único e o fortalecimento das equipes da SAS, são responsáveis pelo alto índice de atualização cadastral. A expectativa é que esses números aumentem em 2024, com Pelotas se mantendo entre os municípios com maior taxa de atualização cadastral no Rio Grande do Sul”, comenta Bundchen.
Serviço
A atualização de dados do CadÚnico pode ser feita nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) Areal, Três Vendas e Fragata, das 8h às 17h, ou na sede central do serviço na rua D. Pedro II, 959. Dúvidas podem ser tiradas através do número (53) 3199-8853.
Foto: Michel Corvello