Audiência Pública abre IV Semana Municipal dos Povos Indígenas resgatando memórias e resistência dos Kaingang

A Aldeia Gyro foi constituída em 2016, após famílias kaingangues conquistarem o terreno de cerca de 7,5 hectares em Pelotas
A Câmara Municipal de Pelotas, por proposição da vereadora Fernanda Miranda (PSOL), realizou, na tarde da terça-feira (06), uma Audiência Pública junto à Aldeia Gyró, na Colônia Santa Eulália, no interior de Pelotas. A atividade faz parte da programação da “IV Semana dos Povos Indígenas – Resgatando as memórias Kaingang”, que tem por objetivo estreitar os laços da Aldeia com o Poder Público, entidades parceiras e comunidade em geral.
A tarde foi marcada por trocas de saberes e apontamentos de demandas da comunidade Kaingang de Pelotas. A Aldeia Gyro foi constituída em 2016, após famílias kaingangues conquistarem o terreno de cerca de 7,5 hectares junto à prefeitura de Pelotas. De lá pra cá, a comunidade segue resistindo e lutando por melhores condições estruturais, garantia ao acesso de direitos básicos e à terra.
“A terra em que pisamos sempre foi nossa e agora a gente necessita de autorizações para viver aqui”, enfatizou o Cacique Marcos Salvador na abertura da Audiência.
Os indígenas reivindicam a regularização do terreno junto à União e cobram a ampliação do espaço pertencente à Aldeia. O espaço de terras produtivas do local é insuficiente para um amplo cultivo de alimentos e melhor desenvolvimento do artesanato, hoje principal fonte de renda dos caingangues.
Resgatando as memórias Kaingang
A Semana dos Povos Indígenas visa valorizar e dar visibilidade à cultura Kaingang, com a exposição de artesanato, comidas típicas e ervas medicinais, além de apresentação de danças e cânticos típicos. A aldeia segue recebendo visitas de escolas da rede municipal de ensino ao longo desta semana.
“A audiência pública tem uma importância no sentido reconhecer os povos indígenas como indissociáveis a nossa história, de valorizar sua cultura que resiste e nos ensina outros modos de se relacionar com a terra e natureza. E também é um espaço para o poder público firmar compromissos na garantia e ampliação de direitos desta comunidade “, pontuou Fernanda.
Entre os encaminhamentos do encontro foi proposto o estudo para criação de um Comitê Gestor Indígena em Pelotas, a exemplo do trabalho já realizado com Quilombolas, que visa a integração das entidades parceiras e construção de políticas públicas para estas comunidades. No que diz respeito a questões estruturais das casas, o mandato da vereadora irá buscar a Secretaria de Habitação para avaliar as estruturas e possíveis intervenções. Outro encaminhamento foi a proposição de uma reunião na 5° CRE – Coordenadoria Regional De Educação para buscar soluções aos problemas relacionados com a escola da Aldeia.
Estiveram participando da atividade o Secretário de Igualdade Racial, Julio Domingues, a secretária de saúde Ângela Vitória, a coordenadora regional da FUNAI, Maria Inês de Freitas, e representantes das secretarias de Desenvolvimento Rural e dos Direitos das Mulheres, da Secretaria de Saúde Indígena – SESAI, do Cáritas e da Universidade Federal de Pelotas, além do vereador Jurandir Silva (PSOL).
Como chegar
A Semana dos Povos Indígenas – Kaingang é aberta à comunidade. A entrada em direção à aldeia é pelo km 94 da BR-392, à esquerda da rodovia no sentido Pelotas-Morro Redondo. Mais informações podem ser obtidas na página: instagram.com/resistencia_kaingang
Fotos: Fernanda Tarnac e Bettina Wieth