Audiência Pública vai debater Tarifa Zero no Transporte Público para Pelotas
A Câmara de Vereadores de Pelotas promove nesta quarta-feira (13), às 18h30, uma Audiência Pública com o tema: “Tarifa ZERO no transporte público: possível e necessário”
Por proposição dos vereadores Fernanda Miranda e Jurandir Silva (ambos PSOL), via Comissão de Urbanismo e Serviços Públicos, a audiência contará com o militante e pesquisador do movimento Passe Livre, Paique Duques Santarém, e visa dar início a esta importante discussão também na cidade de Pelotas.
Atualmente, mais de 84 cidades já implementaram a Tarifa Zero e outras estão discutindo e apresentando seu planejamento para a implementação. No Rio Grande do Sul, as cidades de Parobé (Região Metropolitana da capital) e a vizinha Pedro Osório foram as pioneiras. Em Porto Alegre, o debate começa a ganhar mais forma neste início de ano com a aprovação, na Câmara de Vereadores, de uma Frente Parlamentar em Defesa da Tarifa Zero, proposta pela vereadora Karen Santos (PSOL) e com a apresentação de um Projeto de Lei do seu companheiro de bancada Roberto Robaina.
Em Pelotas, a PRATI é a empresa responsável pelo Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas (CTCP), que passou a vigorar via licitação em 2016. O Poder Público, via Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), tem papel de fiscalizador do Consórcio. Atualmente, o valor da passagem da tarifa do transporte coletivo urbano é de R$ 5,00. No próximo mês de junho, este valor sobe para R$ 6,00 para quem for efetuar o pagamento em dinheiro.
“Além de apresentar um dos valores mais altos do país, especialmente se levarmos em conta o valor por quilômetros rodados, o transporte coletivo em Pelotas acumula reclamações de falta de horários, itinerários, ônibus em péssimas condições, entre outros problemas“, pontua Fernanda Miranda. A Tarifa Zero vem, neste sentido, como uma alternativa para reverter a lógica do transporte público precarizado que temos hoje nas grandes cidades. Além de aliviar o bolso da população, visa promover uma cidade mais inclusiva e sustentável.
O pesquisador Paique Duques Santarém, militante do movimento Passe Livre, é mestre em Antropologia Social da Universidade de Brasília (UnB) e doutorando em Arquitetura e Urbanismo pelo PPG da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Além dele, foram convidados para a audiência as Secretarias Municipal de Transporte e Trânsito e de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, o Sindicato dos Municipários de Pelotas e o Diretório Central dos Estudantes da UFPel.
Audiência Pública – Tarifa ZERO no Transporte público: possível e necessário
Quando: 13 de março, quarta, às 18h30
Onde: Plenário da Câmara de Vereadores – Rua Quinze de Novembro, 207