Diário da Manhã

segunda, 23 de dezembro de 2024

Notícias

Audiência Pública vai debater Tarifa Zero no Transporte Público para Pelotas

Audiência Pública vai debater Tarifa Zero no Transporte Público para Pelotas
12 março
20:13 2024

A Câmara de Vereadores de Pelotas promove nesta quarta-feira (13), às 18h30, uma Audiência Pública com o tema: “Tarifa ZERO no transporte público: possível e necessário”

Por proposição dos vereadores Fernanda Miranda e Jurandir Silva (ambos PSOL), via Comissão de Urbanismo e Serviços Públicos, a audiência contará com o militante e pesquisador do movimento Passe Livre, Paique Duques Santarém, e visa dar início a esta importante discussão também na cidade de Pelotas.

Atualmente, mais de 84 cidades já implementaram a Tarifa Zero e outras estão discutindo e apresentando seu planejamento para a implementação. No Rio Grande do Sul, as cidades de Parobé (Região Metropolitana da capital) e a vizinha Pedro Osório foram as pioneiras. Em Porto Alegre, o debate começa a ganhar mais forma neste início de ano com a aprovação, na Câmara de Vereadores, de uma Frente Parlamentar em Defesa da Tarifa Zero, proposta pela vereadora Karen Santos (PSOL) e com a apresentação de um Projeto de Lei do seu companheiro de bancada Roberto Robaina.

Em Pelotas, a PRATI é a empresa responsável pelo Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas (CTCP), que passou a vigorar via licitação em 2016. O Poder Público, via Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), tem papel de fiscalizador do Consórcio. Atualmente, o valor da passagem da tarifa do transporte coletivo urbano é de R$ 5,00. No próximo mês de junho, este valor sobe para R$ 6,00 para quem for efetuar o pagamento em dinheiro.

Além de apresentar um dos valores mais altos do país, especialmente se levarmos em conta o valor por quilômetros rodados, o transporte coletivo em Pelotas acumula reclamações de falta de horários, itinerários, ônibus em péssimas condições, entre outros problemas“, pontua Fernanda Miranda. A Tarifa Zero vem, neste sentido, como uma alternativa para reverter a lógica do transporte público precarizado que temos hoje nas grandes cidades. Além de aliviar o bolso da população, visa promover uma cidade mais inclusiva e sustentável.

O pesquisador Paique Duques Santarém, militante do movimento Passe Livre, é mestre em Antropologia Social da Universidade de Brasília (UnB) e doutorando em Arquitetura e Urbanismo pelo PPG da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Além dele, foram convidados para a audiência as Secretarias Municipal de Transporte e Trânsito e de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, o Sindicato dos Municipários de Pelotas e o Diretório Central dos Estudantes da UFPel.

Audiência Pública – Tarifa ZERO no Transporte público: possível e necessário

Quando: 13 de março, quarta, às 18h30

Onde: Plenário da Câmara de Vereadores – Rua Quinze de Novembro, 207

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções