Diário da Manhã

sexta, 03 de maio de 2024

Notícias

Áudio de curta-metragem é elaborado por acadêmico de Produção Fonográfica

11 junho
14:12 2014

O acadêmico do curso de Tecnologia em Produção Fonográfica da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Roger Dutra, viu o curta-metragem Reencontros: Uma homenagem a Valter Sobreiro Junior – do qual foi responsável pelo design de som – estrear em uma sala do cinema Cineflix. A oportunidade de presenciar seu trabalho em uma empresa que utiliza som 7.1 (reprodução por sete canais distintos que proporcionam um ambiente sonoro mais realista), significou um grande aprendizado.

A RAD Produções em Audiovisual foi a responsável pela captação do chamado “som direto” do curta, que compreende diálogos, efeitos, instrumentos, enfim, tudo o que ocorre em áudio. Regulagens, volumes, mixagens – todos os procedimentos necessários para o áudio ser comercializado – ficaram por conta da empresa de Dutra.

A parceria bem sucedida com a produtora Vertentes Filmes, responsável pela realização do curta, facilitou o trabalho. “Como a parceria já existia, conseguimos montar uma

Roger Dutra, acadêmico do curso de Tecnologia em Produção Fonográfica da UCPel

Roger Dutra, acadêmico do curso de Tecnologia em Produção Fonográfica da UCPel

boa equipe para um curta de baixo orçamento”, diz. Com a escolha da película para estrear no Cineflix, foi necessário adequar o áudio para o cinema. “Uma empresa de Novo Hamburgo ficou responsável pela masterização buscando deixar no padrão do cinema, mas acompanhamos todo o processo”, explica.

Além do curta Reencontros, a RAD está responsável pelo design de áudio do curta Dona Princesinha, sobre os 200 anos de Pelotas, do Ritus, curta de animação desenvolvido pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e diversos materiais audiovisuais.

Mercado – De acordo com Dutra, começa a existir em Pelotas uma concepção mais refinada obre a importância do design de áudio. “O profissional capacitado precisa entender de linguagem visual, roteiro, planos, estar totalmente por dentro do espaço onde o áudio será colocado”, explica. Essa melhora de mercado vem sendo sentida, principalmente, devido aos projetos culturais e leis de incentivo à cultura.

A ambientação sonora para games também vem ganhando muito espaço no mercado. “Existem muitas possibilidades de trabalho na área de design sonoro. A Produção Fonográfica de bandas, por exemplo, é apenas uma delas, apesar de ainda ser a mais conhecida”, diz. Hoje o mercado publicitário, o audiovisual, o rádio e a televisão também oferecem um bom espaço.

Curta – O curta Reencontros: Uma homenagem a Valter Sobreiro Junior foi financiado pelo Edital Procultura da Prefeitura Municipal de Pelotas e conta com roteiro e direção de Ana Carril, produção de Lanza Xavier, direção de fotografia de Caio de Marco, montagem e cor de Lucas Mendoça, som de Regis Dutra e Roger Dutra, arte de Miriã Possani, trilha de Leonardo Oxley e produção executiva Vertentes Filmes.

Palavras-chave

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções