Diário da Manhã

sexta, 15 de novembro de 2024

Notícias

Aulas na rede municipal voltam semana que vem em Pelotas

Aulas na rede municipal voltam semana que vem em Pelotas
31 maio
17:25 2024

Atividades retornam em 92 estabelecimentos de ensino e em dois centros especializados

A Prefeitura de Pelotas confirmou que 92 escolas municipais e dois centros especializados retomarão as atividades na próxima semana, marcando um retorno quase completo do ensino municipal após quase um mês de paralisação em razão dos desafios impostos pela enchente. A retomada das aulas ocorrerá nesta segunda-feira (3). Algumas unidades retornam no turno da manhã, outras no turno da tarde ou, no máximo, terça-feira pela manhã, conforme a logística e preparativos finais.

“A grande maioria de nossas escolas está pronta para receber novamente seus alunos e professores. Estamos trabalhando para que todas as escolas, incluindo as duas que ainda enfrentam dificuldades, possam retomar as atividades em breve. O importante é garantir a segurança e o bem-estar de todos os envolvidos”, destacou a secretária de Educação e Desporto (Smed), Adriane Esperança.

Apenas duas escolas ainda não têm previsão de retorno por estarem situadas em áreas atingidas: a EMEF Raphael Brusque, localizada na Colônia de Pescadores Z3, e a EMEF Campos Barreto, no Laranjal. Mas a Smed junto com o Conselho Municipal de Educação (CME) está criando um plano de recuperação específico.

Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Terezinha – Foto: Michel Corvello

Segundo Adriane, junto com a Assistência Social do Município, a Smed está mapeando as crianças e estudantes dessas áreas para facilitar a comunicação assim que o retorno escolar for viável. Para apoiar este processo, está sendo criado um Centro de Alfabetização com foco na recomposição das aprendizagens perdidas, especialmente para os alunos das escolas mais afetadas. Além disso, a Secretaria está articulando com a Coinpel para desenvolver uma plataforma de apoio que auxiliará neste processo.

“Nosso objetivo é garantir que todos os estudantes tenham acesso a um ensino de qualidade e possam recuperar o tempo e as aprendizagens perdidas de forma eficaz e segura, mesmo diante das adversidades”, explicou a secretária da Smed. Todas as orientações sobre o retorno às aulas serão amplamente divulgadas, respeitando as necessidades individuais de cada estudante e as peculiaridades de cada comunidade escolar afetada.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções