Diário da Manhã

sábado, 28 de dezembro de 2024

Notícias

Autoridades alertam sobre risco de contato com água contaminada

Autoridades alertam sobre risco de contato com água contaminada
27 maio
16:18 2024

Mancha alaranjada com sedimentos das cheias na região metropolitana já é visível na costa de Pelotas. Situação foi reiterada pela prefeita na manhã desta segunda-feira (27)

Diante da previsão de chuvas intensas até a próxima quarta-feira (29), a orientação da Defesa Civil é de muita atenção e cuidado para as áreas de risco de inundações, principalmente as que estão, também, próximas ao Arroio Pelotas e ao canal Santa Bárbara. Situação foi reiterada pela prefeita Paula Mascarenhas durante a reunião da Sala de Situação nesta segunda-feira (27). Junto a esta recomendação, autoridades reforçaram o alerta sobre o alto risco de contaminação oferecido pelas águas alaranjadas com a mancha de sedimentos, oriunda das cheias na região Metropolitana, que se desloca pela Lagoa dos Patos e já é visível na costa dos balneários do Laranjal.

Água com mancha alaranjada de sedimentos traz altos risco de contaminação. Fotos: divulgação, Profa. Diuliana Leandro; UFPel.

Durante a reunião de avaliação, a chefe do executivo municipal reiterou o perigo trazido por essas águas e pediu para que a população evite ter qualquer contato. “Essa mancha marrom alaranjada já é visível do Barro Duro e da Z3. Ela está indo pelo canal de navegação em direção a Rio Grande, mas com os ventos ela pode se aproximar da nossa costa. Eu apelo para a conscientização de todos: não se deixem levar pela curiosidade, essa mancha é altamente contaminada com materiais de todos os tipos, dejetos, detritos, restos de animais mortos e temos que evitar ao máximo o contato. Caso alguém toque nesta água deve procurar orientação numa UBS para se proteger”, salientou a gestora.

Conforme o comandante dos bombeiros, coronel Isandré Antunes, a orientação feita pela prefeita é muito oportuna devido aos problemas que essa água pode causar. “Estamos tendo vários profissionais dos bombeiros que estão atuando, muito tempo expostos a esta água que passou por indústrias, em contato com material em decomposição, sujeita a zoonoses, e provocou em alguns profissionais dermatoses, alguns com comprometimento de toda área de contato, precisando, inclusive, de internação. Este é um indicativo que aponta a periculosidade desta água e quando falamos em remover as pessoas ainda no seco é para evitar, além de todos os riscos de acidentes, essa situação de contaminação também”, detalhou o militar.

Quimioprofilaxia

Quanto à profilaxia de leptospirose, há uma recomendação do público específico que tem indicação de usar: são profissionais da defesa que atuam nos resgates, expostos à água ou lama, que os EPIs não tenham sido suficientes para proteção em longo período de exposição; e voluntários que atuaram nos resgates em área de risco, água ou lama, por longo período, que não utilizaram EPI ou que não foram suficientes.

Como não se tem indicação de quimioprofilaxia (uso de antibiótico) de forma indiscriminada, qualquer outro caso de contato com essas águas deve ser avaliado pela equipe de saúde. Nestes casos, a população pode procurar qualquer UBS, cuja equipe irá fazer uma anamnese para avaliar cada caso.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa ainda que nesta segunda e na próxima quarta-feira equipes da Vigilância em Saúde e da Atenção Primária estarão na Colônia de Pescadores Z3, fazendo uma busca ativa de pessoas em área vulneráveis, alagadas e que estão expostas à água da enchente para avaliação clínica, considerando que a quimioprofilaxia para leptospirose não pode ser usada de forma indiscriminada, e que não é vacina. Conforme a nota técnica, é designada para grupos específicos.

Condições hidrológicas e meteorológicas

O canal São Gonçalo voltou a marcar novo recorde no nível de elevação. Conforme a régua de aferição instalada no Porto de Pelotas, o manancial registrou a marca histórica de 3,08 metros às 15h, o que exige muita atenção de todos, principalmente para as áreas mais vulneráveis de acordo com o mapa de risco de alagamentos.

Conforme o monitoramento feito pelos meteorologistas do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPPmet/UFPel), a chuva, com vento Leste de fraco a moderado, começou por volta das 7h em Pelotas com intensidade fraca. Acumulados até as 9h40 de cerca 3,5 milímetros em algumas regiões do município. Para as próximas horas, os ventos devem se intensificar, com possibilidades de rajadas na Lagoa dos Patos, próximas de 50 quilômetros por hora, o que deve produzir agitação nos mananciais, como ondulações e também aumento de nível.

As chuvas devem ganhar força nas próximas horas, de forma contínua e com períodos de maior intensidade até o final da terça-feira (28). Já os ventos do quadrante Leste permanecem até o período da noite, quando deve mudar para Noroeste. Tendência é de diminuição na intensidade dos ventos até o final da semana.

A atenção se concentra na abrangência da chuva na região. Nos próximos dias o canal São Gonçalo recebe novamente um volume significativo da Lagoa Mirim, onde são esperadas fortes chuvas, especialmente na fronteira com o Uruguai. É necessária a Atenção para esses volumes no canal nos próximos dias. Na próxima semana, a região deve ingressar em um período sem precipitações significativas.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções