Diário da Manhã

quarta, 15 de maio de 2024

Notícias

BAIRRO FRAGATA : Inaugurado o segundo Ecoponto da cidade

BAIRRO FRAGATA : Inaugurado o segundo Ecoponto da cidade
30 dezembro
09:14 2016

“O descarte correto de resíduos sólidos é um dos desafios no Município”, afirmou o secretário de Serviços Urbanos e Infraestrutura, Luiz van der Laan – ao lado do prefeito Eduardo Leite – durante a inauguração do segundo Ecoponto Municipal, na tarde desta quarta-feira (28), no Fragata. Localizado na rua Machado de Assis, 285, perto da Cosac, o espaço acolhe gratuitamente diversos tipos de materiais que a população não quer mais.

“A prefeitura está disponibilizando mais um instrumento para a busca por uma cidade mais limpa, mais bonita e bem cuidada”, observou o prefeito, que lembrou que a preocupação com o meio ambiente e com a saúde pública deve ser coletiva.

Com o mesmo objetivo do primeiro, o segundo Ecoponto deve colaborar com a criação da consciência do aproveitamento de resíduos e o descarte correto. No primeiro Ecoponto, na Juscelino Kubitschek de Oliveira, mais de 5,7 mil pessoas, em nove meses de funcionamento, descartaram restos de obras, metais, vidros, plástico, papelão, móveis desmontados e outros resíduos. “Foram mais de 1.100 caçambas de detritos que estariam nas vias públicas, sujando a cidade e agravando inundações em dias de chuvas”, destacou van der Laan.

A administração e o controle do Ecoponto são de responsabilidade da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI), que conta com a parceria da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) e do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep). A expectativa é de que a prefeitura inaugure outros dez Ecopontos a partir do próximo ano.

LOCAL deve colaborar com a criação da consciência do aproveitamento de resíduos e o descarte correto

LOCAL deve colaborar com a criação da consciência do aproveitamento de resíduos e o descarte correto

O Ecoponto vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e acolhe descartes de móveis desmontados, vidros, cascotes, papelão, papéis, plásticos, metais, resíduos de poda de árvores, madeira de obras, metais e ferros. Como na unidade da Juscelino, haverá um rodízio entre as cooperativas de catadores conveniadas – a cada mês, dois funcionários de cada Cooperativa ficam no Ecoponto, separando os materiais recicláveis de seu interesse.

Estiveram presentes no evento o diretor da Secretaria de Transporte e Trânsito, Flavio Alam; o superintendente de Limpeza Urbana, Jeferson Dutra; e o vereador Luiz Henrique Viana (PSDB).

COMO FUNCIONA – Cada pessoa poderá descartar até 1,5 metro cúbico de material, o que corresponde, em volume, a três caixas d’água de 500 litros, por exemplo. O descarte é gratuito. Ao deixar materiais e resíduos que não quer mais no Ecoponto, o cidadão contribui para não causar danos ao meio ambiente.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções