Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

Banrisul Cartões alcança lucro líquido de R$ 41,1 milhões

26 fevereiro
15:45 2014

O Banrisul, ao identificar as perspectivas de expansão dos negócios de meios de pagamento relacionados à administração de cartões e adquirência, reorganizou, em 2013, as atividades da sua subsidiária Banrisul Serviços Ltda., alterando seu nome, tipo societário e objeto social, que passou a se chamar de Banrisul Cartões S.A.. Essas mudanças têm a finalidade de direcionar e consolidar os negócios ligados a vouchers e adquirência, e planejar expansões futuras.

O diretor Comercial do Banrisul, Jone Pfeiff, o presidente do Banrisul, Túlio Zamin, o diretor Operacional e de Atendimento do Banrisul e presidente do Conselho de Administração da Banrisul Cartões, Ivandre Medeiros, o diretor-presidente da Banrisul Cartões, Bolivar Moura Neto, a diretora Administrativo-Financeira da Banrisul Cartões, Elizabete Tavares, e o diretor de Operações e Tecnologia da Banrisul Cartões, Carlos Malafaia

O diretor Comercial do Banrisul, Jone Pfeiff, o presidente do Banrisul, Túlio Zamin, o diretor Operacional e de Atendimento do Banrisul e presidente do Conselho de Administração da Banrisul Cartões, Ivandre Medeiros, o diretor-presidente da Banrisul Cartões, Bolivar Moura Neto, a diretora Administrativo-Financeira da Banrisul Cartões, Elizabete Tavares, e o diretor de Operações e Tecnologia da Banrisul Cartões, Carlos Malafaia

A Banrisul Cartões apresentou, nessa quarta-feira (26), na sede do Banrisul, em Porto Alegre, o balanço financeiro de 2013 da empresa. Na oportunidade, o diretor-presidente da Banrisul Cartões, Bolivar Moura Neto, frisou que a empresa ganha mercado a cada trimestre, sendo que as perspectivas são bem positivas. “A projeção é manter o desempenho e o ritmo de crescimento, tanto no Rio Grande do Sul como em outros estados do país. A rede de adquirência, por exemplo, aumenta, em média, 20 mil credenciados por ano”, destacou.

O dirigente anunciou, ainda, que no mês de maio a Banrisul Cartões irá lançar uma solução para transações de pagamento por meio de celular. “O potencial para esse segmento é muito grande. A expectativa é disponibilizar o novo produto para o Estado antes da realização da Copa do Mundo.”

DESEMPENHO FINANCEIRO – O lucro líquido da empresa, subsidiária integral do Banrisul, alcançou o valor de R$ 41,1 milhões no exercício de 2013, superior ao resultado do ano anterior, de R$ 21,1 milhões. Essa evolução é explicada pelo crescimento dos negócios e também pela incorporação da rede de adquirência, nos meses de novembro e dezembro de 2013.

O patrimônio líquido da Banrisul Cartões registrou, ao final de dezembro de 2013, R$ 167,5 milhões, crescimento de 23% em relação a 2012. A rentabilidade sobre o patrimônio líquido médio (ROAE) foi de 25%, aumento de 16% em relação ao ano anterior, impactado pela evolução dos resultados da rede de adquirência em novembro e dezembro de 2013.

Os ativos totais da Banrisul Cartões somaram R$ 1,1 bilhão ao final de 2013, volume 372% superior ao contabilizado no mesmo período de 2012. O aumento dos ativos decorre, na maior parte, da migração das operações da rede de adquirência do Banrisul para a Banrisul Cartões.

Vouchers – Em 2013, a linha de vouchers (cartões de benefícios e empresariais) alcançou a marca de 8,5 mil convênios e 652,3 mil cartões ativos, crescimento de 17% e 18%, respectivamente, quando comparados a 2012.  Ainda em 2013, a linha de vouchers teve seu nome e identidade visual alterados, passando a chamar-se BanriCard (cartões Alimentação, Refeição, Combustível, Sistema de Manutenção de Frotas, Aluguel Social, Benefício, Presente e Salário), e  foram lançados os cartões Vale-Cultura e Desenvolvimento Rural.

Nesse ano, foram realizadas 19,6 milhões de transações, crescimento de 6% em relação ao ano anterior. A maior parte dessas operações é capturada pela rede de adquirência.

O faturamento do negócio de vouchers corresponde ao volume transacionado pelas empresas por meio dos cartões de benefícios e empresariais. Em 2013, atingiu R$ 976,8 milhões, evoluindo 11% quando comparado a 2012, com destaque para os cartões Alimentação e Refeição, que representam 73% do faturamento total.

REDE DE ADQUIRÊNCIA – A consolidação da rede de adquirência do Banrisul como multibandeira, com a captura de transações dos cartões Visa, MasterCard e VerdeCard, além dos cartões Banricompras e BanriCard, foi um fator relevante para o crescimento dos resultados.

Em 2013, foram capturadas, pela rede de adquirência, mais de 141 milhões de transações, crescimento de 39% em relação a 2012. Já o faturamento da adquirência foi de R$ 10,5 bilhões em 2013, 48% superior a 2012. O aumento foi sustentado pela atuação como rede de captura multibandeira, pela ampliação da rede credenciada (18%), que atingiu 139 mil estabelecimentos, bem como pelo incremento de transações.

O crescimento do faturamento da rede de adquirência tem sido consistente – 119% no acumulado dos últimos três anos – impulsionado pelo desempenho do Banrisul como emissor de cartões de crédito e débito e do cartão Banricompras, e apresenta índices elevados em comparação com o mercado. A receita da rede de adquirência no consolidado do Grupo Banrisul, no ano de 2013, comparativamente a 2012, cresceu de R$ 119,1 milhões para R$ 204,2 milhões, o que corresponde a um incremento de 71,4%.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções