Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

BARZ INTERMEDIA REUNIÃO ENTRE PODER EXECUTIVO E COMUNIDADE JARDIM DE ALLAH

BARZ INTERMEDIA REUNIÃO ENTRE PODER EXECUTIVO E COMUNIDADE JARDIM DE ALLAH
12 dezembro
14:29 2013

A última terça-feira (10) foi um dia de novas esperanças para os moradores e empresários da comunidade Jardim de Allah, bairro situado no final da avenida Fernando Osório próximo a BR 116. Uma audiência pública organizada pelo líder da bancada do PTB na Câmara Municipal de Pelotas vereador Idemar Barz no salão da Comunidade Nossa Senhora das Graças garantiu a aproximação da comunidade com os representantes do Poder Executivo.

Com participação expressiva dos moradores, o vereador iniciou o encontro apresentando uma série de fotos dos alagamentos que o bairro enfrentou nos últimos anos, causando diversos prejuízos e representando insegurança para aqueles que vivem na região. “Quando fomos procurados na Câmara, ficamos sensibilizados com os problemas desta comunidade que perderam diversas vezes seus pertences quando as águas invadiram suas residências, nos motivando a organizar esta audiência para que a comunidade pudesse reivindicar direto aos representantes da prefeitura e das secretarias municipais responsáveis”, destacou Barz.

Em sua manifestação, a vice prefeita Paula Mascarenhas disse estar solidária a todas exigências da comunidade e ouviu atentamente as diversas reivindicações dos moradores que vivem com a realidade do bairro. “Aprendi com o então prefeito Bernardo que devemos sempre ouvir a todos, principalmente os moradores mais antigos que conhecem a evolução da comunidade e todas obras que já foram realizadas no bairro”, disse Paula.

No período de chuvas, o problema se agrava por várias situações de acordo com os moradores. A falta de limpeza dos boeiros e tubulações, o canalete central da avenida Fernando Osório, e agora a duplicação da BR 116 no projeto que prevê principalmente o entorno de Pelotas tem contribuído com o represária das águas dentro do bairro e isso deveria ser discutindo amplamente com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) que foi convidado a participar da reunião para que as intervenções pudessem ser feitas, mas não enviou representação na audiência.

“Nossa preocupação é minimizar os efeitos das chuvas sobre a população sujeita à enchentes. O trabalho de prevenção será a prioridade neste primeiro momento, incluindo a limpeza de boca de lobo da rua Carlos Bohns, vistoria no córrego em terreno particular que ajuda no escoamento das águas e também iremos identificar as tubulações quebradas em toda extensão da via, informando o morador o local a realizar a troca, ficando sob responsabilidade do Executivo a mão de obra”, informou o secretário de Obras Serviços Urbanos Luís Carlos Villar.

A prefeitura montou um grupo de trabalho envolvendo assessoria e secretariado que estarão buscando amenizar os problemas até resolver toda situação o mais breve possível. “Quando recebemos o convite do vereador Barz para participar desta reunião entendemos a importância do assunto e queremos de imediato assumir o compromisso de não deixar o problema se repetir no período de chuvas do próximo ano. Se hoje temos um número expressivo de presentes é porque o problema é grave e porque acreditam no nosso Governo”, manifestou Paula.

Barz, como idealizador da reunião avaliou o encontro como satisfatório. “Vamos apoiar sempre as comunidades como já fizemos ao longo de todos anos frente à Câmara. Devemos oportunizar espaço aos moradores que enfrentam dia a dia os problemas locais e é gratificante quando temos êxito nas reivindicações da comunidade da Zona Norte. Continuaremos acompanhando de perto os assuntos discutidos e buscando principalmente colocar em prática as soluções apresentadas, o que demonstra mais uma vez que o diálogo sempre foi e sempre será o fio condutor para o bom desenvolvimento do município. É o que queremos, é o que precisamos”, destacou Idemar Barz.

Comentários ()

Seções