Bel Medula lança seu primeiro livro em Pelotas
Os lançamentos do disco e do livro serão celebrados por uma série de eventos em diferentes cidades e Pelotas é a primeira delas
Bel Medula vai lançar, no dia 24/10 o álbum Fermentação. Junto ao álbum, Bel apresenta também Metodologia do Encantamento, seu primeiro livro de poesias e práticas criativas, publicado pela editora Dec Studio, de Salvador. As duas obras dialogam entre si: enquanto o álbum valoriza a palavra poética em sua dimensão sonora, o livro reúne poemas e exercícios de criação que convidam a exercitar a sensibilidade. Na quarta capa, Marília Kosby descreve a escrita de Bel como “um inventário delicado-denso do catar o extraordinário naquilo que há de mais banal”, ressaltando a maneira como a artista transforma detalhes cotidianos em matéria poética.

Os lançamentos do disco e do livro serão celebrados por uma série de eventos em diferentes cidades. No dia 17 de outubro, às 19h, acontece o lançamento do livro no rooftop da Livraria Vanguarda, no Parque Una, em Pelotas (RS). Já no dia 28, às 19h, acontece a audição do álbum na Rádio Agulha, em Porto Alegre, com participação de Marcélo Ferla e Diogo Brochmann, com DJ set de Nanni Rios. No dia 30, às 19h, Bel apresenta o livro Metodologia do Encantamento na Livraria Baleia, também em Porto Alegre, em uma roda de conversa com Marilia Kosby e Nanni Rios. Em novembro, no dia 13, às 18h, o show de lançamento de Fermentação acontece no Centro Cultural da UFRGS, com entrada franca. No dia 24, Bel leva o lançamento do livro Metodologia do Encantamento ao Museu de Arte da Bahia, em Salvador, a partir das 16h, em uma roda de conversa com Flavia Goulart Roza e Claudia Sisan.
Agenda
Lançamento do livro em Pelotas (RS) com show de Pedro Nogueira, Mari Mariana e Nubia Kalú – participação especial de Bel Medula
Dia: 18 de outubro
Horário: 20h30
Local: Utopia Casa Bar | Rua Antônio dos Anjos, 908
Entrada franca
Audição do álbum em Porto Alegre (RS) com Marcélo Ferla, Diogo Brochmann e Bel + DJ set de Nanni Rios
Dia: 28 de outubro
Horário: 19h
Local: Rádio Agulha | Av. Cristóvão Colombo, 545 – Floresta
Entrada franca
Lançamento do livro em Porto Alegre (RS) com roda de conversa com Marilia Kosby e Nanni Rios
Dia: 30 de outubro
Horário: 19h
Local: Livraria Baleia | R. dos Andradas, 351 – Centro Histórico
Entrada franca
Show de lançamento em Porto Alegre (RS)
Dia: 13 de novembro
Horário: 18h
Local: Centro Cultural da UFRGS | R. Eng. Luiz Englert, 333 – Farroupilha
Entrada franca
Lançamento do livro em Salvador (BA) com roda de conversa com Flavia Goulart Roza e Claudia Sisan
Dia: 24 de novembro
Horário: 16h às 18h
Local: Museu de Arte da Bahia | Av. Sete de Setembro, 2340 – Corredor da Vitória
Sobre Bel Medula
Bel Medula é Isabel Nogueira, compositora, artista sonora, produtora musical e musicóloga natural de Pelotas, com sede em Porto Alegre (RS). Sua produção transita pela canção, pela música eletrônica e pela experimentação sonora, em rituais que entrelaçam glitch, tecnofeminismos e cyberancestralidade. Bacharel em Piano e Doutora em Musicologia pela Universidade Autônoma de Madri, é professora da UFRGS e coordena o Grupo de Pesquisa Sônicas: Gênero, Corpo e Música, além de ser especialista em escuta profunda pelo Deep Listening Institute (EUA), ministrando workshops no Brasil e no exterior.
Com mais de duas décadas de trajetória, lançou álbuns e colaborações por selos do Brasil, Itália, Peru, Argentina e Estados Unidos, entre eles Vestígios Violeta (2014), Voicing (2016), PeleOsso (2019), Luna (2020), Semente (2021), Abala Ladaia (2022), A Dança do Caos (2023), Jacy (2024) e Caleidoscópia (2024), além dos EPs Manifesto e Grão da Escuta (2025). Em 2025, apresenta Fermentação, álbum em formato de piano e voz que integra um ciclo de quatro obras a ser concluído com Café (2026).
Com performances que transitam entre música, poesia e arte sonora, participou de festivais no Brasil e no exterior, como Kinobeat (2016 e 2019), Música Estranha (2017), FIME (2016), Morrodalia (2020 e 2022), Novas Frequências (2020), Electric Medway (Reino Unido, 2021), Feminoise (Argentina, 2018) e Topia (Berlim, 2021). Indicada ao Prêmio Açorianos pelo disco PeleOsso (2020), Bel Medula tem como diferencial a constante experimentação e a capacidade de transitar entre linguagens — música, arte sonora, poesia, audiovisual e performance —, envolvendo um público que aprecia a escuta como experiência criativa e sensível.







