Diário da Manhã

sexta, 17 de maio de 2024

Notícias

Biodiversidade da BR-116/RS é apresentada em evento

23 maio
17:43 2014

A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu, em 1992, o Dia Internacional da Biodiversidade (22/05) para celebrar a diversidade biológica do planeta e incentivar a sua conservação. No Brasil, o Ministério do Meio Ambiente definiu como tema para as comemorações de 2014 a proteção da fauna brasileira. Em alusão à data, a Gestão Ambiental (STE S.A.) das obras de duplicação da BR-116/RS participou de um ciclo de palestras organizado pela Prefeitura de Camaquã. O evento ocorreu nesta quinta-feira, 22, no auditório da Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social.

Em comemoração ao Dia Internacional da Biodiversidade, foram oferecidas palestras

Em comemoração ao Dia Internacional da Biodiversidade, foram oferecidas palestras

A geógrafa do Programa de Educação Ambiental, Ciane Fochesatto, falou para turmas da rede municipal de ensino. Em duas apresentações, ela enfatizou a riqueza de espécies registradas pela equipe no entorno do empreendimento. “Existe, sim, uma grande biodiversidade nesta região e que precisa ser preservada”. Ela apresentou imagens da flora e fauna locais, as quais estão reunidas no “Infoambiente” – uma ferramenta criada pela STE S.A. para disponibilizar, via web, documentos, fotos, projetos, mapas, entre outras informações das gestões ambientais executadas pela empresa. Ciane falou ainda sobre os diferentes Programas Ambientais implementados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para assegurar o controle e a mitigação de impactos durante as obras.

O secretário do Meio Ambiente de Camaquã, João Batista da Silva, destacou a importância de explicar para a comunidade as alterações que ocorrem no meio ambiente durante uma construção de grande porte, como a duplicação da BR-116/RS. “Além de trazer desenvolvimento para região, esta obra oportuniza, neste dia, um momento de reflexão”, afirmou.

SAIBA MAIS – Atualmente, existem no Brasil mais de 120 mil espécies de animais e 40 mil de plantas. Entre os vertebrados, são 713 espécies de mamíferos, 1.900 de aves, 738 de répteis, 934 de anfíbios, 4.774 de peixes e outras 100 mil de animais invertebrados e o ICMBio é o órgão do Governo Federal responsável por cuidar da biodiversidade no Brasil. Para proteger a fauna do Brasil, o Governo Federal assumiu, no âmbito da Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB), o compromisso de adotar medidas para prevenir a extinção de espécies por meio da Meta 12 de Aichi, relatório de preservação da biodiversidade que estabelece objetivos para o desenvolvimento sustentável. O objetivo é que até 2020 o risco de extinção de espécies ameaçadas chegue próximo a zero, com melhoras significativas na situação de conservação daquelas que estão em declínio ou em alguma categoria de risco.

 

Fonte: Instituto Chico Mendes – ICMBio

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções