Biólogas do Sanep acompanham limpeza de canais
Manejo de fauna local nas estruturas é feito pelas profissionais da autarquia
Para preservar a fauna local existente nos canais de macrodrenagem em Pelotas, as biólogas do Sanep acompanham as limpezas realizadas de forma constante pela autarquia. Por meio do manejo e retirada das tartarugas e cágados que vivem nos locais, as profissionais garantem a segurança e o cuidado das espécies. O trabalho é feito em parceria com o Departamento de Drenagem Urbana (Dedu).
Com o uso de equipamentos específicos – puçá e balde -, as biólogas do Sanep, Camila Medeiros e Letícia do Nascimento, efetuam o manuseio e retirada dos animais durante o serviço e fazem vistoria para verificar a presença de ninhos de aves nas estruturas. “Durante a limpeza, realizamos o recolhimento dos animais que se encontram no canal. Alguns fogem, devido ao barulho das máquinas. Então, se faz o manejo deles e o resgate e os devolvemos para o seu habitat natural quando a estrutura está limpa”, afirma Camila.
Nesta semana, equipes do Dedu realizam manutenção do canal localizado na avenida São Francisco de Paula, no Areal. As servidoras acompanham os trabalhos e atentam-se à preservação dos animais presentes no ambiente.
Mais de 90 quilômetros de canais de macrodrenagem
O Sanep é responsável pela limpeza e desobstrução de mais de 90 quilômetros de canais de macrodrenagem de Pelotas. Equipes atuam na retirada da vegetação excessiva e dos resíduos descartados incorretamente.
As intervenções são fundamentais para preparar os locais e assegurar o pleno escoamento das águas das chuvas. Nos oito primeiros meses deste ano, cerca de 50 quilômetros receberam manutenção.